O prefeito eleito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), definiu a data para anunciar o nome dos auxiliares que vão compor o primeiro escalão da nova gestão: 19 de dezembro, no mesmo dia do ato de diplomação.

Corrêa optou por divulgar a lista de secretários após a Justiça Eleitoral fazer a entrega do diploma atestando que ele está apto a tomar posse. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa do prefeito eleito nesta quinta-feira, 12.

A cerimônia de diplomação ocorrerá na Câmara Municipal, a partir das 18h30. Na ocasião, o vice-prefeito eleito Walter Vosgrau e os vereadores eleitos também serão diplomados.

Secretariado técnico

Márcio Corrêa pretende priorizar um secretariado técnico em sua gestão, especialmente para pastas estratégicas como Finanças, Educação, Saúde, Administração, Planejamento e Infraestrutura. A escolha de profissionais com qualificação técnica visa garantir uma gestão eficiente e eficaz, separando os momentos de administração e política.

A prática reflete uma tendência em administrações modernas, na qual prefeitos equilibram as exigências de gestão técnica com as demandas políticas. A ideia é que, ao colocar gestores capacitados à frente das secretarias mais críticas, a administração possa alcançar melhores resultados, evitando desgastes políticos ao longo do mandato.

Entretanto, em pastas como a de Governo ou Articulação Política, é esperado que sejam designados políticos experientes, capazes de construir pontes entre o Executivo e os demais atores políticos. Essa estratégia é vista também na formação do secretariado de Sandro Mabel (União Brasil), prefeito eleito de Goiânia.