Marcelo Miranda faz avaliação dos 60 dias de governo e garante lançamento de programa de grande impacto social

Governador afirma que início do mandato foi dedicado para “colocar a casa em ordem” e que caos encontrado não o desanimou

Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

Gilson Cavalcante

O governo estadual vem realizando reformas e ações emergenciais em praticamente todas as áreas da administração pública, mas com cuidado para não violar os limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Foi assim que o governador Marcelo Miranda (PMDB) resumiu os primeiros dois meses de sua gestão.  “Estamos trabalhando nas mudanças que o Tocantins precisa e que o povo pediu”, definiu.

Nesses pouco mais de 60 dias à frente do Executivo, o peemedebista diz que foi dedicado para colocar a casa em ordem. “Mas tudo conduzido com muita cautela, haja vista a situação delicada em que o Estado se encontra”, ressaltou.

“Nosso povo não suporta mais desgoverno, abandono e falta de respeito com o patrimônio público, assim como o tratamento desumano na saúde, a violência e a falta de segurança pública”, lembra o governador, para ilustrar o cenário que encontrou a administração pública estadual.

Na sua avaliação, o rombo do Igeprev um é dos maiores crimes de corrupção, desvio de dinheiro já visto. No entanto, garante que o caos encontrado não o desanima e que sabe lidar com paciência e parcimônia com as adversidades.

“Vamos seguir em frente, pois a Justiça vai julgar e vai punir o passado. Nosso foco, agora, é trabalhar para mudar o presente e pensar no futuro de forma planejada, responsável e, acima de tudo, dentro da lei e da legalidade”, apregoa Miranda, demonstrando otimismo.

Superado esse primeiro momento conturbado, o governador diz que está colocando em curso vários programas voltados para a recuperação da saúde, da segurança pública e de moradia popular, dentre eles o Saúde Mais Perto de Você, o Polícia Mais Perto de Você e o Habitação Para Todos.  Sustentou que, em breve, vai lançar um grande de programa de impacto social.

A Educação também é prioridade no governo, área essa que já vem recebendo atenção especial. “Esse também é um dos pilares da nossa matriz de desenvolvimento, por meio do programa Educação Para Todos”, comunica. Esse programa, segundo Miranda, tem como objetivo implantar escolas-modelo de Educação Integral, com técnicas profissionalizantes, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e escolas agrícolas regionais, além de promover uma grande mudança no ensino superior com o projeto Unitins Mais Perto de Você.

Setor agropecuário

Marcelo Miranda assegura que sua gestão também visa fortalecer o setor agropecuário, tornando o Estado uma referência no agronegócio e na agroindústria. Ele também prevê mais investimentos na agricultura familiar e nos setores de aquicultura e do pescado, para que haja um aumento substancial na produção e na exportação. “É isso que todos nós queremos: um Estado rico e desenvolvido. Todos os caminhos de desenvolvimento têm que passar pelo Tocantins”, especula.

E para que esse desenvolvimento ocorra, Marcelo Miranda assegura que fará investimentos no sistema integrado de logística e transportes, como ferrovia, rodovias de qualidade, hidrovias e um grande programa aeroviário em parceria com o governo federal. “Vamos colocar o tocantinense, o ser humano de novo em primeiro lugar. Nosso governo vai resgatar a credibilidade do Estado no Brasil e no mundo”, afirma.

Deixe um comentário