Mapa da Democracia divide deputados entre “democratas”, “golpistas” e “indecisos”
06 abril 2016 às 13h29
COMPARTILHAR
Site faz contagem regressiva de “corrida contra o golpe” e oferece ferramenta para que eleitores pressionem deputados a votar contra impeachment
De autoria do Comitê em Defesa da Democracia, o site “Mapa da Democracia” faz uma contagem regressiva até que o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) chegue para votação no plenário do Congresso Nacional e anuncia:
“A comissão do Impeachment tem 65 deputados, e 10 sessões para votar um relatório final. Depois, o impeachment é votado em plenário, pelos 513 parlamentares. É hora de dialogar com os indecisos e convencê-los votar pela democracia. Pressione pela democracia!”
Pela contagem do site, o governo precisa conseguir o apoio de mais 43 deputados para atingir o mínimo de 172 votos e barrar o impeachment na Câmara.
A iniciativa é do Comitê em Defesa da Democracia, instalado na Câmara dos Deputados, que tem a participação de organizações da sociedade civil, partidos políticos e servidores públicos, que são contra o impeachment.
O principal objetivo é mostrar às pessoas qual o posicionamento de cada deputado. Para isso, o site tem um mapa interativo que mostra o provável posicionamento dos deputados federais de cada estado, que são divididos por cores.
Os azuis são estados de maioria “golpistas”, ou seja, em que a maioria dos deputados votam em favor do impeachment, os estados na cor verde tem a maioria dos deputados “democratas”, ou seja, que votam contra o impeachment, e os amarelos apresentam empate na intenção de votos.
Para facilitar a vida do eleitor, o site oferece ainda um sistema de envio automático de e-mails, com acesso ao endereço eletrônico dos parlamentares. A mensagem automática, que pode ser facilmente encaminhada aos deputados de escolha do internauta, defende que não existe justificativa legal para o impeachment da presidente Dilma Rousseff.