Manifestantes começam atos de apoio a Lula em Porto Alegre
22 janeiro 2018 às 09h21

COMPARTILHAR
Caminhada fecha vias de acesso à capital gaúcha em antecipação ao julgamento do ex-presidente no TRF-4 na próxima quarta-feira (24)
Centenas de pessoas fecharam uma das principais rodovias de acesso a Porto Alegre, a BR-290 no trecho da Ponte do Guaíba, em manifestação de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta segunda-feira (22/1). A realizada por integrantes da Via Campesina é em antecipação ao julgamento do ex-presidente que ocorre na cidade na próxima quarta-feira (24).
Os manifestantes se reuniram desde as primeiras horas da manhã em frente em frente ao antigo posto fiscal da Receita Federal na BR-116, onde 18 ônibus foram estacionados.
Depois, a manifestação seguiu para a BR-290, que ficou bloqueada, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no km 98, na Ponte do Guaíba, alça de acesso à Avenida Legalidade.
Lideranças do PT puxam o grupo de manifestantes, como a presidente da sigla, senadora Gleisi Hoffmann (PR), o senador Lindberg Farias (RJ) e o deputado federal Paulo Pimenta (RS)
Segundo informações dos organizadores, o ato reúne 1 mil pessoas. Já a Brigada Militar estima 1,2 mil integrantes. O destino final da caminhada deve ser o Anfiteatro Pôr-do-Sol, onde será montado um acampamento.
Julgamento
O ex-presidente Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão no processo em que ele é acusado de ter ocultado a propriedade de um apartamento tríplex em Guarujá, no litoral de São Paulo, e que o imóvel teria sido recebido como propina da empreiteira OAS. A defesa nega.
O recurso do ex-presidente será julgado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de Porto Alegre na quarta-feira (24), a partir das 8h30.