Manhãs frias e baixa umidade: confira a previsão do tempo para Goiás no fim de semana
13 julho 2023 às 15h12
COMPARTILHAR
O final de semana em Goiás, segundo previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), será de temperatura mais baixas pela manhã, com queda na umidade relativa do ar à tarde, podendo ficar abaixo de 20%, trazendo estado de alerta.
Para sexta-feira, 14, a previsão é de tempo estável e predomínio de sol em todas as regiões de Goiás. Os termômetros poderão registrar mínimas mais baixas na região Centro Sul do Estado. Em Goiânia, a máxima pode chegar aos 30ºC, com a umidade variando entre 20% e 75%. O nascer do sol será às 06h46 e o pôr do sol às 17h59.
Nos outros dias do final de semana, sábado e domingo, não tem grandes alterações nas condições do
tempo, mais uma vez com predomínio de sol e o destaque para o Centro Sul de Goiás nas temperaturas baixas nas primeiras horas do dia. A umidade, assim como na sexta, também é motivo de alerta, caso fique abaixo de 20%.
Sendo assim, a recomendação é evitar a exposição solar nas horas mais quentes, isto é, no período vespertino, além da ingestão de líquidos, como água e sucos.
Regiões
Na região oeste de Goiás, as temperaturas variam de 15ºC a 35ºC, com uma umidade relativa do ar entre 18% e 75%. No norte, os termômetros podem marcar mínima de 17ºC e máxima de 35ºC, e uma umidade que pode ir de 20% a 75%.
Já na região leste, pode ser registrada uma mínima de 14ºC e uma máxima de 32ºC. A umidade varia entre 22% e 75%. Na região sul, as temperaturas já caem um pouco, ficando entre 12ºC e 29ºC, com mesma umidade da região leste.
O termômetros com índices mais baixos também na região central e sudoeste, com mínima de 13ºC e máxima de 31ºC e 11ºC e 29ºC, respectivamente. Para esta região, a umidade pode variar entre 20% e 75%, enquanto aquela na casa de 18% e 75%.
Confira a previsão em algumas cidades goianas:
Incêndios
A previsão do Cimehgo também traz um alerta para o risco de incêndios nas regiões de Goiás. O tempo seco favorece o alastramento do fogo, provocando destruição de grandes proporções.
As regiões norte, leste, sul, oeste e central estão com um alto risco de incêndio, enquanto apenas a região sudoeste está com risco moderado.
Por isso, é necessária a conscientização da população para que o fogo não inicie por intervenção humana e provoque incêndios que prejudicam a fauna e a flora.
Leia também: