Mais uma vítima da Covid-19: morre Frei João Xerri, referência dos direitos humanos em Goiânia

Religioso tinha completado 71 anos no dia 19 e era natural da ilha de Malta. Chegou ao Brasil em 1974 e desde então tinha atuado em várias paróquias em todo o País

O frei dominicano João Xerri tornou-se mais uma vítima da Covid-19 em Goiás. Ele não resistiu à doença e morreu no fim da tarde deste domingo, 30, em Goiânia. Ele ficou internado por 33 na UTI de um hospital da capital.

Frei João Xerri: vida dedicada à evangelização | Foto: Reprodução

João Xerri era natural de Malta, uma ilha do Mar Mediterrâneo ao sul da Itália. Foi ordenado frade dominicano em 1971 e chegou ao Brasil três anos depois. Atuou em missões nas cidades de Faxinal (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e, finalmente, Goiânia.

Na vocação progressista dos frades dominicanos, João era membro do Conselho Provincial dos frades dominicanos no Brasil, assessor da Renovação Cristã Católica, membro de três organizações não governamentais: a Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil; a Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação da CRB Nacional; e a Rede de Justiça e Direitos Humanos. Também era do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno.

Em nota, a Ordem dos Frades Pregadores – Província São Bartolomeu de las Casas disse que “João não sabia viver sem colocar a sua vida a serviço de uma causa, que incluía a luta pela
Justiça e a Paz, pelos Direitos Humanos e a Solidariedade nacional e internacional.”

A nota informa ainda que, “com pesar redobrado e profunda consternação” por conta das restrições impostas pela pandemia, não haverá velório. O corpo de Frei João Xerri será levado diretamente ao Cemitério Jardim das Palmeiras, na capital, às 10 horas, onde haverá uma “brevíssima” celebração para poucas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.