Atendimentos nessas unidades se estendem até às 22 horas. Prefeito quer ampliar o número de postos de operam desta forma no município

Foto: Reprodução
A Secretaria Municipal de Saúde do município de Anápolis ampliou, esta semana, o leque de unidades de saúde que realizam atendimentos em horário estendido. O diferencial desses postos em relação as demais unidades básicas de saúde é que o atendimento se estende até as 22 horas — comumente o serviço é suspenso a partir das 17 horas.
O Governo Federal instituiu o programa Saúde na Hora para implantação do horário estendido nas unidades básicas de saúde em todo o País, mas Anápolis já opera desta forma deste novembro do ano passado. Os primeiros bairros contemplados foram Iracema e Abadia Lopes. Agora, a inauguração foi no Recanto do Sol.
A intenção por trás da adaptação das unidades é ampliar a assistência básica em saúde. Segundo a prefeitura de Anápolis, os atendimentos nos dois primeiros bairros contemplados com a inovação ocorrerem diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados. Já no Recanto do Sol, o atendimento ocorre de segunda à sexta-feira.
O sistema abrange moradores de diversas regiões, inclusive, aqueles que procurarem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em situações de menor gravidade.
Extensão
A proposta é que outras unidades operem da mesma forma pelo processo de distritalização da saúde, que está sendo implementado no município. O prefeito de Anápolis garantiu, inclusive, a implantação do sistema no bairro de Lourdes na próxima segunda-feira, 27.
Naves ressalta que toda a reestruturação foi feita após um amplo estudo para otimizar, humanizar e ampliar a oferta de serviços à população. “Com isso, conseguimos ampliar o acesso da comunidade à saúde pública com horários e atendimentos diferenciados. Assim mais pessoas podem cuidar de sua saúde e da sua família”, destacou.
Deixe um comentário