Mais uma obra de Goiás pode ganhar o nome de Íris Rezende

O trecho entre Bela Vista de Goiás e Catalão, da GO-020, seria mais uma homenagem ao ex-governador

Trecho da GO-020 poderá se chamar Íris Rezende | Foto divulgação

Um trecho da GO-020, entre Bela Vista de Goiás e Catalão, pode ganhar o nome do ex-governador Íris Rezende, assim pretende o deputado Charles Bento (PRTB) com um novo projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Outros locais também podem sofrer mudanças de nomes, são eles: Parque Mutirama (já aprovado), Aeroporto Internacional de Goiânia Santa Genoveva (pendente de votação na Câmara dos Deputados). Outras propostas sugeridas seriam na Avenida Anhanguera, Avenida Castelo Branco, Paço Municipal, Bosque dos Buritis e Morro da Serrinha.

Na justificativa, o deputado anota que busca homenagear e prestar reverência ao ex-governador, ex-prefeito e ex-deputado estadual que faleceu no dia 9 de novembro deste ano, aos 87 anos de idade, em razão de um AVC.

Bento lembra que Iris Rezende nasceu no dia 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis. Foi líder estudantil, presidente do Grêmio Literário Castro Alves da Escola Técnica de Campinas, e do Grêmio do Colégio Lyceu de Goiânia, nos anos 1950. No final da década de 50, foi vereador mais bem votado da Capital goiana. Foi eleito deputado estadual em 1962, na quinta Legislatura (1963-1967). O político foi presidente da Assembleia Legislativa no segundo biênio.

Charles Bento rememora, ainda, que Iris elegeu-se prefeito de Goiânia em 1965, cargo em que permaneceu até 1969, quando foi cassado pelo regime militar em 17 de outubro de 1969. Após perder os seus direitos políticos, dedicou-se por dez anos à advocacia criminal, atuando no Serviço Jurídico Associado, com um grupo de colegas.

Obras

No Parque Mutirama, seria apenas adicionado o nome de Iris Rezende. Já o aeroporto passaria de “Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva” para “Aeroporto Internacional de Goiânia – Iris Rezende Machado”.

A matéria que muda o nome do parque é de autoria do vereador Romário Policarpo (Patriotas) e foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara dos Vereadores de Goiânia. O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

A proposta sobre o aeroporto foi aprovada também por unanimidade no Senado Federal, na última terça-feira, 23. Para a mudança, o projeto deve passar por votação e análise da Câmara dos Deputados.

O autor do projeto é o senador Luiz do Carmo (MDB) e o relator é Vanderlan Cardoso (PSD). Em nota à imprensa, Luiz do Carmo explicou que a proposta é mais uma forma de deixar na história o nome do ex-prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.