Mais um ex-jogador de futebol é envolvido em esquema de 2,4 bilhões de reais
22 setembro 2015 às 19h17
COMPARTILHAR
A quadrilha é especializada em lavagem de dinheiro e evasão de divisas
[Fábio Pinto, atacante, jogou em grandes times do país; foto de Ricardo Chaves, do Grupo RBS]
Fábio Pinto, de 34 anos, jogou (era atacante) no Internacional, no Grêmio, no Cruzeiro, no Real Oviedo (da Espanha) e Galatasaray (da Turquia). Na terça-feira, 22, o ex-jogador foi preso pela Operação Ex-Câmbio, da Polícia Federal, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Ele é suspeito de participar de uma quadrilha que movimentou, ilegalmente, cerca de 600 milhões de dólares — 2,4 bilhões de reais — por ano.
Os crimes financeiros envolvem organizações dirigidas por doleiros. Os integrantes da quadrilha agiam como agentes do mercado de câmbio. Eles são especialistas em lavagem de dinheiro.
A Polícia Federal revela que a quadrilha havia se especializado em evasão de divisas. Dois gerentes de bancos estão envolvidos.
O ex-jogador Edilson, da Seleção Brasileira, também é investigado pela Polícia Federal por envolvimento num esquema de se retirar, ilegalmente, prêmios das loterias da CEF. As pessoas ganhavam os prêmios e não retiravam. A organização criminosa, com o apoio de gerentes da Caixa, conseguia retirá-los.