Mais três barragens da Bacia do Rio Meia Ponte são abertas em Goiás

Até agora cinco represas foram liberadas para reequilibrar vazão do rio, que apresentou queda nas últimas semanas

Foto: Secom/Governo de Goiás

Durante o fim de semana, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizaram a abertura de mais três barragens da Bacia do Rio Meia Ponte. O objetivo é reequilibrar a vazão, que apresentou queda no volume na semana passada.

A liberação foi feita em barramentos de Santo Antônio de Goiás, Inhumas e Goiânia. Com isso, totalizam cinco represas abertas para aumentar a vazão do Meia Ponte desde que começaram as ameaças de racionamento.

O Governo do Estado, por meio da Semad, mapeou 70 espelhos d’água e mantém diálogo com os proprietários para o escoamento em caso de emergência. Segundo dados coletados pela Saneago e pela Semad, a vazão vinha se mantendo em uma média acima de 2 mil litros por segundo, mas caiu, no sábado (21/09), para 1.828 l/s e, no domingo (22/09), para 1.875 l/s.

O nível crítico estabelecido pelo Governo de Goiás para evitar o racionamento de água em Goiânia e região metropolitana foi de 1.500 l/s. Além da abertura dos barramentos, foram tomadas medidas emergenciais que incluem a redução na outorga de captação das propriedades rurais em 50% e o estabelecimento de horários de irrigação no período noturno e com tempo de duração vinculado ao volume médio divulgado pela Semad todos os dias no fim da tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.