Mais do que contenção de custos, audiência baixa levou CNN a descontinuar programas e demitir jornalistas

18 junho 2025 às 16h37

COMPARTILHAR
O problema da CNN Brasil é mais de audiência — que não sobe — ou de contenção de custos, daí as demissões recentes? As duas coisas, possivelmente. Porém, o primeiro motivo é mais plausível.
Oficialmente para enxugar custos, a CNN Brasil decidiu descontinuar quatro programas: “O Ponto”, “GPS CNN”, “CNN Entrevistas” e “CNN Eleições: 2026 Já Começou”. Nenhum deles obteve grande audiência. Vinte funcionários dos programas foram demitidos.
Com a demissão da jornalista Basília Rodrigues, “O Grande Debate” será mediado pela jornalista Julliana Lopes. O programa é bem-sucedido mas nunca ficou com um mediador por muito tempo. Há quem comente, nos bastidores da CNN Brasil, que há uma espécie de “maldição dos mediadores”. Quem passa por lá sai desgastado, sobretudo os debatedores.
Na semana passada, Pedro Duran foi afastado dos jornais “Live” e “Novo Dia”.
Os comentaristas Antonio Lavareda (“CNN Eleições”), cientista político, Pedro Venceslau (“O Ponto”) e Clarissa Oliveira (“O Ponto”), jornalistas, permanecem na CNN Brasil.
A direção da empresa divulgou comunicado: “A CNN promove esses ajustes pontuais na sua estrutura organizacional com o objetivo de tornar a operação ainda mais eficiente, sustentável e alinhada com os desafios e oportunidades do setor, Todos os investimentos programados para o segundo semestre serão mantidos”.
Não há, portanto, uma crise financeira. A crise principal tem nome: audiência baixa, não da rede toda, e sim de alguns programas, como os que foram cortados.
Íntegra do comunicado interno da CNN
“Time CNN Brasil,
“A partir de hoje (17/06), serão descontinuados os programas ‘O Ponto’, ‘GPS CNN’, ‘CNN Entrevistas’ e ‘CNN Eleições: 2026 Já Começou’.
“Já o programa ‘O Grande Debate’ passará a ter a mediação da jornalista Julliana Lopes.
“A CNN promove esses ajustes pontuais na sua estrutura organizacional com o objetivo de tornar a operação ainda mais eficiente, sustentável e alinhada com os desafios e oportunidades do setor.
“Todos os investimentos programados para o segundo semestre serão mantidos.
“A CNN Brasil agradece o trabalho, a dedicação e o comprometimento de cada profissional que fez parte da nossa trajetória.”