Mais de cem postos vão vacinar contra raiva animal neste sábado (22) em Anápolis. Veja onde ir

Meta é imunizar 52 mil cães e gatos na cidade durante a campanha

Mais de 100 postos vão vacinar contra raiva animal, neste sábado (22), em Anápolis, durante o Dia D. A data vem para reforçar a campanha que acontece de 1º a 20 de setembro. Apesar da vacina ser disponibilizada o ano todo, este é o mês de intensificar a imunização que pode ser feita rotineiramente no Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal, no Bairro Santo André. (confira aqui, os locais de vacinação)

A meta é imunizar 52 mil cães e gatos em Anápolis durante a campanha, afirma a coordenadora do Centro de Zoonoses, Vera Lúcia Lourenço Dias. “Estamos intensificando nosso trabalho e com o Dia D mais pessoas terão tempo para imunizar os animais”, ressalta.

Para facilitar o processo, a orientação aos proprietários é de que levem todos os cães nas coleiras. Para animais agressivos ou de grande porte é essencial usar focinheiras. Já os gatos devem ser envolvidos em toalhas ou outros materiais que assegurem proteção. As medidas visam manter a segurança dos vacinadores e dos donos dos animais. Não é necessário levar cartão de vacina, uma vez que serão entregues comprovantes de imunização.

Raiva

A raiva é uma doença viral, que pode ser transmitida entre mamíferos por meio da mordida. A doença afeta o sistema nervoso e causa danos à coordenação motora. Quando infectados, a letalidade em humanos é próxima a 100%. O correto é que a vacinação seja feita todos os anos.

A coordenadora do Centro de Zoonoses explica que, apesar de incomum, a raiva animal é uma doença perigosa e o cuidados com cães e gatos não pode ser negligenciados. “A raiva é um doença incurável e contagiosa. A vacina é a única forma de controle da doença”, diz Vera Lúcia Lourenço Dias.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.