Mais de 85% dos municípios goianos ainda não têm protocolo para retomada das aulas presenciais
18 setembro 2020 às 18h14
COMPARTILHAR
Levantamento foi realizado por comissão do TCE, que apurou as ações executadas pelas secretariais municipais de educação durante a pandemia
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE) divulgou nesta sexta-feira, 18, levantamento que demonstra despreparo dos municípios goianos para uma possível retomada das aulas presenciais. O estudo mostra que pouco mais de 13% das secretarias de educação estão com plano finalizado.
A constatação é do Gabinete de Enfrentamento aos Efeitos da Pandemia na Educação Pública (Gaepe-GO). Além de apurar sobre a elaboração de plano, o estudo levantou quais estão sendo as ações na educação durante o período de pandemia.
Quando questionado sobre a elaboração de protocolo para retorno de atividades presenciais, 13,2% dos municípios disseram ter plano concluído; 31,2% estão com planos parciais e 55,7% ainda não estabeleceram protocolos.
O Gaepe é uma articulação interinstitucional que reúne os tribunais de contas do Estado e dos Municípios de Goiás, o Ministério Público, o Judiciário, a Defensoria Pública, gestores da educação, sob coordenação do Instituto Articule e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).
Um resumo da pesquisa, contendo gráficos e números obtidos, pode ser acessado no site do TCE-GO, em Ficha Temática produzida pela Diretoria de Comunicação do TCE-GO.