Pesquisa PoderData mostra que 90% dos que querem Bolsonaro e 83% dos que preferem Lula se dizem totalmente decididos do voto

Lula e Bolsonaro têm eleitorado mais fiel do que seus demais concorrentes, revela pesquisa PoderData | Foto: Reprodução

Pela primeira vez em uma pesquisa de intenções de voto, o portal PoderData perguntou aos entrevistados quem consideraria a hipótese de mudar a opção até o dia de ir às urnas. O resultado foi desanimador para os postulantes da chamada terceira via.

É que, pelo levantamento, nove de cada dez atuais eleitores de Jair Bolsonaro (PL) dizem já estar plenamente convictos de sua escolha; da mesma forma, 83% dos que agora optam por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantem que seguirão com ele até o final.

A pergunta feita pelo PoderData foi “têm certeza de que vão votar no candidato que escolhem hoje ou ainda podem mudar de ideia e escolher outro candidato?”, logo depois de questioná-los sobre a intenção de voto, considerando o cenário com todos os nomes.

No eleitorado como um todo, 73% dizem ter certeza de que vão votar no candidato que preferem hoje. A taxa fica abaixo da registrada pelos que hoje votariam em Lula e dos que querem Bolsonaro. Por exemplo, pelo menos 62% dos que hoje votam em Ciro Gomes (PDT) e 50% dos que dizem apoiar João Doria (PSDB) ainda podem mudar de nome.