COMPARTILHAR

Segundo especialista, 50 mil pessoas em Goiás enviaram informações erradas. Confira como saber em que dia receberá restituição

Nesta segunda-feira, 17, a Receita Federal vai creditar o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2019. São mais de 68 mil goianos beneficiados, que serão restituídos em R$ 147,5 milhões no total.

Essa primeira liberação deu prioridade a idosos e deficientes. A consulta, por sua vez, está disponível desde segunda-feira, 10. No site da receita é possível conferir quem terá o direito agora, mas, ainda assim, é possível visualizar em que lote o contribuinte será restituído.

De acordo com o consultor contábil Cássius Pimenta, o valor é corrigido pela taxa Selic e, portanto, pode ser alterado ao longo dos meses. Ele também explica que, caso a restituição não caia na conta no dia esperado, é possível procurar a Receita para averiguar se houve algum erro ou se caiu na malha fina.

Cronograma

Segundo o consultor, 50 mil goianos enviaram informações erradas neste ano. O que pode empacar o recebimento da restituição. As datas são: 

1º lote – 17 de junho

2º lote – 15 de julho

3º lote – 15 de agosto

4º lote – 16 de setembro

5º lote – 15 de outubro

6º lote – 18 de novembro

7º lote – 16 de dezembro

Na hora de decidir o que fazer com o dinheiro restituído, Cássius recomenda que se considere sua realidade financeira. Se está com as contas em dia, comprar algum bem ou fazer um investimento são as melhores opções, mas se o contribuinte está devendo, é melhor resolver a situação financeira ou tentar pagar parte da dívida para não sofrer no futuro até mesmo com a negativação do nome.