Mais de 60% das distribuidoras de bebidas cumprem nova lei de funcionamento em Goiânia

06 setembro 2025 às 14h48

COMPARTILHAR
Após a regulamentação da lei nº 11.459, que restringe o funcionamento de distribuidoras de bebidas entre meia-noite e 4h59 apenas na modalidade delivery, a Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic) iniciou a fiscalização dos estabelecimentos. Na madrugada desta sexta-feira (5/9), a primeira operação mostrou que mais de 60% dos locais vistoriados já se adequaram às novas regras.
Ao todo, 28 distribuidoras foram fiscalizadas. Destas, dez receberam autos de infração por descumprirem o horário de funcionamento. Outras oito foram autuadas pela falta de Alvará de Localização e Funcionamento. A operação também resultou na apreensão de mesas e cadeiras instaladas em áreas públicas sem autorização, além de autuações por poluição sonora e propaganda irregular.
Segundo levantamento da Polícia Militar (PM), 357 distribuidoras são consideradas críticas, por representarem riscos à segurança e à ordem pública. Durante a ação, equipes da Sefic, da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da PM se dividiram entre bairros das regiões Sul, Sudoeste e Leste de Goiânia para reforçar a fiscalização.
O gerente de Fiscalização de Atividades Econômicas da Sefic, André Barros, avaliou positivamente o resultado da primeira etapa. “Isso mostra que o trabalho orientativo realizado nos últimos 30 dias, aliado à divulgação feita pela imprensa, possibilitou a conscientização dos proprietários em manter os locais fechados”, destacou.
Barros acrescentou que os estabelecimentos notificados seguirão sob monitoramento da PM e da GCM. “Se, durante os próximos 30 dias, esses locais abrirem novamente, serão interditados e não poderão funcionar em nenhum horário”, reforçou.
Leia também: