Mais de 400 mil pessoas já se cadastraram no aplicativo ‘Dados do Bem’

Meta é realizar o teste RT-PCR em 5% da população de Goiás. Resultado das análises deve ser liberado em até 48 horas e disponibilizado ao paciente pelo aplicativo

App Dados do Bem | Foto: Eduardo Pinheiro / Jornal Opção

O Governo de Goiás ampliou a capacidade de testagem diária de RT-PCR, exame que identifica o coronavírus no período em que está ativo no organismo humano por meio do aplicativo “Dados do Bem”. Até a manhã desta terça-feira, 432.454 pessoas já tinham se cadastrado e respondido ao questionário de autoavaliação.

O programa será aplicado, inicialmente, em 78 municípios pré-selecionados por terem maior número absoluto de casos ou por serem polos turísticos. A ampliação da testagem e do monitoramento já está em operação em Goiânia. A partir desta semana, de forma gradativa, passa a operar, também, nos demais municípios à medida em que as prefeituras forem se estruturando e assinarem o termo de adesão.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituo D´Or de Pesquisa e Ensio (IDOR) e pela Zoox, para identificar e monitorar pessoas infectadas pelo coronavírus e, desta forma, adotar ações estratégias mais direcionadas durante a pandemia.

Com a nova ferramenta, a SES-GO espera realizar de 500 a mil testes ou mais por dia. Gradativamente o processamento dos exames será ampliado, podendo chegar a mais de 4 mil testes por dia. A SES-GO tem a meta de realizar o teste em cerca de 240 mil pessoas, aproximadamente 5% da população de Goiás.

App Dados do Bem | Foto: Reprodução

Como funciona

Cada usuário poderá baixar o aplicativo gratuitamente e responder a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos pelo usuário, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid—19 poderá ser chamada para fazer o exame RT-PCR.

Aqueles que receberem a indicação para o exame deverão selecionar uma das opções de locais apresentadas na própria plataforma. Em seguida, a pessoa receberá no celular um voucher com um QR Code, que será escaneado na unidade de saúde indicada. O agendamento do teste se dará exclusivamente pela ferramenta.

Caso o resultado dê positivo, o infectado indicará até cinco pessoas com quem ele tem mais contato. Cada um desses indicados receberá uma mensagem no celular, com o voucher, e será convidado a também fazer o teste. Dessa forma, o aplicativo consegue mapear a população afetada pelo novo coronavírus. As informações são lançadas na plataforma “Dados do Bem” que analisa e correlaciona os dados e, a partir daí, faz o mapeamento epidemiológico por bairro e até por rua.

Amostras

As amostras serão coletadas pelos municípios e transportadas até o Lacen, na capital, que também fará o armazenamento e a embalagem, em caixas específicas, para o transporte de material biológico. Após o preparo, diariamente, as caixas com as amostras serão transportadas de avião para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que será responsável pelo processamento dessas amostras. A previsão é que o resultado das análises seja liberado em até 48 horas e visualizado pelo paciente pelo aplicativo “Dados do Bem”.

Veja a lista dos 78 municípios goianos que terão testagem em massa:

1 Abadia de Goiás

2 Abadiânia

3 Acreúna

4 Águas Lindas De Goiás

5 Alexânia

6 Anápolis

7 Anicuns

8 Aparecida de Goiânia

9 Aragarças

10 Americano do Brasil

11 Alto Paraíso de Goiás

12 Bela Vista de Goiás

13 Bonfinópolis

14 Buriti Alegre

15 Bom Jesus de Goiás

16 Barro Alto

17 Cachoeira Alta

18 Caçu

19 Caldas Novas

20 Catalão

21 Ceres

22 Cidade Ocidental

23 Cocalzinho de Goiás

24 Crixás

25 Chapadão do Céu

26 Campos Belos

27 Cristalina

28 Formosa

29 Goianésia

30 Goiânia

31 Goiás

32 Goiatuba

33 Guapó

34 Goianápolis

35 Hidrolândia

36 Inhumas

37 Iporá

38 Itaberaí

39 Itumbiara

40 Ipameri

41 Jataí

42 Jussara

43 Luziânia

44 Leopoldo de Bulhões

45 Maurilândia

46 Mineiros

47 Montividiu

48 Morrinhos

49 Niquelândia

50 Nova Crixás

51 Nova Glória

52 Novo Gama

53 Orizona

54 Padre Bernardo

55 Palmeiras de Goiás

56 Pirenópolis

57 Pires do Rio

58 Planaltina

59 Porangatu

60 Posse

61 Piracanjuba

62 Quirinópolis

63 Rio Verde

64 Rubiataba

65 Rialma

66 Santa Helena de Goiás

67 Santo Antônio de Goiás

68 Santo Antônio do Descoberto

69 São João D’aliança

70 São Luís de Montes Belos

71 São Simão

72 Senador Canedo

73 Silvânia

74 Terezópolis de Goiás

75 Trindade

76 Uruaçu

77 Valparaíso de Goiás

78 Vianópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.