Mais de 30% dos eleitores decidiram voto na última semana, diz pesquisa

Levantamento Ibope revela ainda que um em cada cinco eleitores admitiu ter escolhido o candidato no dia da eleição 

Um terço, ou 34% dos eleitores admitiram ter escolhido seu candidato na última semana antes da votação do último dia 2 de outubro, afirma pesquisa inédita do Ibope. Segundo dados divulgados, 19% do eleitorado disseram ter feito a escolha no próprio dia do pleito.

Ainda segundo o levantamento, em cidades com mais de 500 mil habitantes é maior a parcela dos eleitores que deixam para fazer a escolha de última hora, chegando a uma parcela de 45%, mesma taxa da média das capitais brasileiras.

Já nos municípios menores, onde o eleitor conhece o prefeito pessoalmente e o trata pelo apelido, 63% dizem definir o voto logo no início da campanha.

Outra diferença importante entre as eleições de prefeito nas grandes e pequenas cidades é que nas metrópoles e capitais, a principal fonte de informação para o eleitor escolher seu candidato é a TV: 36% citam-na como maior influenciador do voto.

Nas cidades até 50 mil habitantes, a TV é secundária. Conversas com parentes e amigos são protagonistas: 27% dizem que é assim que escolhem em quem votar, contra 13% nas cidades grandes. A TV é o principal influenciador para apenas 19% nas pequenas cidades. (As informações da pesquisa são do Jornal O Estado de S. Paulo).

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.