O Governo de Goiás anunciou, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO), as 150 escolas municipais vencedoras do Prêmio Leia, referente às unidades escolares mais bem avaliadas em 2023 no quesito alfabetização. Dessas, 23 são do Entorno do Distrito Federal. Cada instituição vai receber R$ 80 mil como reconhecimento ao bom desempenho no último ano letivo.

O Prêmio Leia, instituído pelo Programa AlfaMais Goiás, está em sua segunda edição e é concedido às escolas cujos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental apresentam os maiores níveis de proficiência, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa).

De acordo com a titular da Seduc-GO, Fátima Gavioli, a premiação é uma forma de reconhecer o empenho das prefeituras em levar educação de qualidade aos alunos, garantindo a alfabetização na idade correta. “Hoje, 66% das crianças são alfabetizadas na idade certa. Todos os parceiros estão ao lado do Estado para melhorar a qualidade da nossa educação”, garante.

Investimentos na área pedagógica

No Entorno, o município de Planaltina de Goiás foi o grande destaque, com sete escolas entre as que tiveram melhor avaliação. “No ano passado, Planaltina ficou em quarto lugar no estado e neste ano ficou em segundo. Temos o maior número de escolas premiadas em Goiás, mas, pelos outros critérios, ficamos em segundo, perdendo apenas para Rio Verde”, comemora o prefeito do município, Cristiomário Medeiros (PP).

Este salto no desempenho se deve, segundo o gestor, a investimentos na área pedagógica, principalmente nos últimos dois anos. “Temos projetos de leitura, como o ‘Planaltina Fazendo Valer a Pena’, da Secretaria Municipal de Educação, e reforçamos bastante o trabalho de alfabetização, responsável pelo nosso resultado no Prêmio Leia”, afirma.

O prefeito cita, ainda, outras iniciativas para alavancar a educação do município, como um projeto-piloto de escolas públicas bilíngues, algo ainda inédito no Estado de Goiás, de acordo com Cristiomário. “Hoje existem quase dois mil alunos em seis unidades escolares na cidade com ensino bilíngue e queremos ampliar esta ação”, revela.

Escolas premiadas do Entorno

As grandes vencedoras do Prêmio Leia em Planaltina foram as escolas municipais Professora Julia da Silva Oliveira, Vila Mutirão, Boa Esperança, Paulo Freire, Professora Zaida Boaventura, Pingo de Sabedoria e Nossa Senhora Aparecida.

O município de Formosa também se destacou na alfabetização de seus estudantes, ficando, em número, logo atrás de Planaltina, com seis escolas municipais na lista divulgada pelo Governo de Goiás. São elas: Padre Geraldo Gloudemans, Professora Gabriela Amado, Adelina Rodrigues de Souza, Professora Maria das Dores Barbosa de Queiroz, Professora Yannie do Prado Oppa e Dr. Euclides Wicar de Castro Parente Pessoa.

Unidades escolares de outros sete municípios do Entorno também vão receber a premiação, sendo duas em Valparaíso de Goiás, duas em Cristalina, duas em Alexânia, uma em Luziânia, uma em Cocalzinho de Goiás, uma em Abadiânia e uma em Águas Lindas de Goiás.

Cristiomário Medeiros visita a escola municipal Pingo de Sabedoria, uma das vencedoras em Planaltina do Prêmio Leia (Foto: Divulgação)