Mais de 1,6 milhão de jovens e adultos realizam o Encceja em 662 cidades

Entre os participantes, 1,3 milhão fazem a prova do Ensino Médio e outros 301 mil do Ensino Fundamental

Mais de 1,6 milhão de jovens e adultos realizam o Encceja em 662 cidades | Foto: Reprodução

Edição de 2020 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ocorre neste domingo, 29, em 662 cidades das 27 unidades federativas. Com participação voluntária e gratuita, a prova é destinada a jovens que não finalizaram seus estudos nas ‘idades apropriadas’.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), responsável pelo Encceja, mais de 1,6 milhão de pessoas estão inscritas para a realização da prova neste fim de semana. Dos mais de 1,6 milhão de inscritos, 1.328.608 buscam certificação do Ensino Médio e outras 301 referentes ao Ensino Fundamental.

O Encceja ocorrerá em dois turnos, matutino e vespertino. De manhã, os portões ficam abertos de oito horas da manhã às oito e quarenta e cinco, e as provas ocorrem de nove horas da manhã a uma hora da tarde. No período da tarde, os candidatos têm de duas e meia da tarde às três e quinze para entrarem nos locais de prova, onde terão o exame aplicado das três e meia da tarde às oito e meia da noite.

A recomendação é que os estudantes cheguem com antecedência no local e se dirijam imediatamente à sala de aula que fará a prova, para evitar aglomeração na entrada da instituição e em seus corredores. Também será preciso apresentar documento de identificação com foto e portar caneta de tinta preta fabricada em material transparente para a realização da prova.

O uso de máscaras para a realização do teste também é obrigatório, e os candidatos podem portar seu próprio álcool gel para higienizar as mãos. Fiscais irão vistoriar objetos e itens de higiene antes do início do teste.

Como funciona o Encceja?

Na parte da manhã, quem for fazer o exame para o Ensino Fundamental, realizará uma prova com trinta questões de ciências naturais e matemática. Já os inscritos ao exame do Ensino Médio, responderão trinta questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

No período vespertino, na prova do Ensino Fundamental estão previstas outras trinta questões de história, geografia, educação física, artes, língua portuguesa e língua estrangeira moderna, além de uma redação. Ao Ensino Médio, será realizada a redação e respondidas trinta questões de linguagens e códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias.

Para ser aprovado no exame, os candidatos precisam tirar 100 pontos nas provas objetivas e, pelo menos, cinco pontos na redação, que vale de 0 a 10. Será utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota da prova. Ainda não foi informada a data em que será divulgado o resultado do Encceja 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.