Mais de 11% da população nunca visitou um dentista

Cerca de 2,5 milhões de adolescentes e mais de 8 milhões de brasileiros com mais de 30 anos já usam prótese

Foto: Shutterstock

Mesmo estando à frente de potências mundiais em número de dentistas, os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o assunto são alarmantes: mais de 11% da população nunca visitou um dentista, entre eles 2,5 milhões de adolescentes; mais de 8 milhões de brasileiros com mais de 30 anos já usam prótese e 3 a cada 4 idosos não possuem nenhum dente.

Proporcionalmente o Brasil possui uma taxa de dentistas por habitante muito acima do recomendado. A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que o ideal seria um profissional para cada 1.500 habitantes – em muitas regiões brasileiras essa concentração está em 1 para 500. De forma contraditória, o Brasil ainda tem uma população de 24 milhões que nunca pisou em um consultório odontológico – apenas 15% dos brasileiros cuidam da saúde bucal regularmente.

Neste cenário, a tecnologia vem sendo uma importante aliada para garantir o acesso ao consultório odontológico e afastar o medo de dentista. Um exemplo de instrumento que facilita essa comunicação entre paciente e profissional é o aplicativo da ClinOdonto Digital, o ClinApp. Trata-se do primeiro plano odontológico digital do País que possui mais de 100 mil beneficiários. Os usuários podem utilizar o serviço em qualquer cidade com profissionais credenciados. Entre as funcionalidades oferecidas, estão a opção de tirar dúvidas direto com o dentista, além de orientações de emergência.

Breno Neves | Foto: Divulgação

De acordo com Breno Neves, CEO da Clin, o crescimento do serviço projeta a credibilidade da operadora por todo o país. Os planos odontológicos oferecem opções básicas e até mesmo os que abrangem tratamento ortodôntico, incluindo manutenção e suporte caso haja quebra de bráquetes e clareamento ao final do tratamento.

Os planos jurídicos são montados de acordo com as necessidades de cada empresa. “Personalizar o serviço é fundamental para atender às mais diversas necessidades, entregando não só agilidade e praticidade, mas um serviço de acordo com as necessidades de cada segmento”, explica o gerente regional da Clin no Centro-Oeste, Pablo Arruda.

As empresas também podem optar pelo ClinMóvel – consultório odontológico sob rodas para atendimento coletivo. Uma forma prática e rápida de realizar avaliações e procedimentos menos complexos, como limpeza, diagnósticos e prevenção. Outra possibilidade é o ClinCompany, que leva o odontólogo para dentro da instituição, onde se instala um consultório provisório para a todos os colaboradores.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.