A plataforma do programa Sistema Educacional de Recuperação da Aprendizagem (SER Goiás) registrou, em maio de 2023, um aumento de 1.770% no número de acessos dos professores e estudantes da rede pública estadual de Educação, das 40 coordenações regionais de Educação (CREs) em todo o Estado. Neste período, mais de 100 mil usuários ativos movimentaram o sistema educacional, contabilizando mais de 2,7 milhões de desafios e quizzes educativos respondidos na plataforma.

Segundo a gerente do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), Tamara Trentin, para que essa interação ocorresse, uma das iniciativas da Seduc/GO, em parceria com a Fundação Sagres, foi promover o dia D de mobilização para o uso da plataforma.

Outra ação foi o canal de suportes e atendimentos, que garantiu o esclarecimento de dúvidas nos primeiros acessos das comunidades escolares ao sistema. Durante uma semana de maio, 68.741 pessoas acessaram o SER Goiás pela primeira vez.

Práticas pedagógicas

A professora do Colégio Estadual Helena Oliveira Paniago, de Mineiros, Marília de Souza, utiliza o SER Goiás. Ela, que ministra aulas para alunos do 9° ano do ensino fundamental, explica que é possível utilizar a plataforma de diversas maneiras didáticas e lúdicas. De acordo com a professora, a utilização em sala de aula é uma maneira de melhorar as práticas pedagógicas. “Busco sempre trabalhar onde o aluno tem mais dificuldade, por meio destas ferramentas de recomposição,” ressalta.

Marília também conta que para acessar os conteúdos do SER Goiás os alunos utilizam os chromebooks disponibilizados pelo governo estadual. “Com certeza, com a disponibilização da plataforma e dos computadores os jovens demonstram mais interesse e apresentam melhorias em seu aprendizado”, afirma a professora.

O programa

O SER Goiás, desenvolvido pelo Governo de Goiás por meio da Seduc/GO, em parceria com a Fundação Sagres, é um sistema de recomposição de ensino, para estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Na plataforma é possível encontrar videoaulas e exercícios dos diferentes componentes curriculares. A gerente da Seduc/GO, Tamara Trentin, destaca que as aulas são dinâmicas e atrativas, o que contribui fortemente para o ensino e a aprendizagem.

Outras ações

O programa Ser Goiás é uma das várias ações desenvolvidas pelo governo estadual para apoiar os estudantes durante o período de aulas ou no contraturno escolar. Todo o material está disponível no portal de conteúdo NETESCOLA e pode ser acessado a qualquer momento pelos estudantes da rede. As videoaulas também estão disponibilizadas no aplicativo NETESCOLA, através do qual os estudantes podem assistir sem consumo de dados móveis.