Pelo menos 13 dos 19 vereadores da Capital são pré-candidatos a deputado estadual ou federal

Câmara Municipal de Palma | Foto: Divulgação

Na Câmara Municipal de Palmas é mais fácil saber quem não vai disputar as eleições de 2022 do quem é candidato. Os que não são candidatos é minoria – Laudecy Coimbra (SD), Folha Filho (PSDB), Daniel Nascimento (Republicanos), Márcio Reis (UB), Pedro Cardoso (UB) e Marilon Barbosa (UB)- e não vão disputar não porque não querem, mas porque estão envolvidos em outros projetos de parentes próximos ou padrinhos políticos. A saber, Márcio Reis é esposo da deputada Vanda Monteiro (UB) que disputa novo mandado; Pedro Cardoso é filho do deputado Cleiton Cardoso (PTC), candidato a renovar o mandato e Marilon Barbosa é irmão do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e tio do deputado Leo Barbosa (Republicanos), candidato a permanecer no Parlamento.

Os vereadores que estão na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa são, Juscelino Rodrigues (PSDB), Júnior Brasão (PSB), Mauro Lacerda (PSB), Moisemar Marinho (PSB), Iolanda Castro (PTB), Rogério Freitas (PSD), Solange Duailibe (PT), e a presidente da casa, Janad Vacari (PL). Cinco dos que pretendem disputar as eleições desejam concorrer uma das oito cadeiras do Tocantins na Câmara Federal, sendo eles: Rubens Uchôa (UB), Joatan de Jesus (Cidadania), Waldson da Agesp (Avante), Eudes Assis (PSDB) e Filipe Martins (PL).

Uma briga boa, que contribui para renovar o Parlamento Estadual e a representação do Tocantins no Congresso Nacional e pode alterar a composição da Câmara de Palmas. Alguns são candidatos para ajudar seus partidos a formar legenda, outros tem chances reais de mudar de casa legislativa. A Assembleia conta atualmente com cinco deputados – Valdemar Junior (Republicanos), Cleiton Cardoso (PTC), Junior Geo (PSC), Ivory de Lira (PC do B) e Vanda Monteiro (UB) que antes passaram pelo plenário da Câmara de Palmas.