Maior investidor do Brasil diz que tecnologia é importante para o desenvolvimento de Goiás

João Kepler Braga é sócio do grupo Bossa Nova e viajou a Goiânia a convite do Grupo Odilon Santos. Encontro foi sediado no condomínio Nasa Business, no Setor Sul

Odilon Santos Neto (à esq) e João Kepler Braga / Foto: Felipe Cardoso/Jornal Opção

O Grupo Odilon Santos recebeu, na manhã desta terça-feira, 12, o sócio do grupo Bossa Nova Investimentos, João Kepler Braga, para uma palestra sobre inovação, futuro da mobilidade e tendências de mercado. Kepler é o maior investidor-anjo em startups do Brasil e veio a Goiânia a convite do grupo de Odilon.

Em evento restrito a investidores do segmento, Braga explicou a importância de empresários diversificarem seus negócios. “Eles estão investindo em empresas que serão grandes lá na frente. Quando elas [empresas] crescem, elas multiplicam o valor que foi investido. Aqui, o que temos é um grupo de empresários que estão investindo juntos para dividir os riscos e trazerem mentoria para cada empresa”, disse.

Para ele, o fato de Goiás começar a pensar neste modelo de investimento, de forma a não depender apenas do agronegócio e do segmento rural para se destacar, é algo muito positivo. “O mundo da tecnologia também é importante para o desenvolvimento local. A partir do momento que os empreendedores começam a desenvolver seus negócios, eles passam a ajudar no desenvolvimento econômico do Estado, eles começam a gerar emprego, por exemplo”, relatou com exclusividade à reportagem do Jornal Opção.

Investidor do segmento, o Grupo Odilon Santos iniciou sua atuação voltada à startups através da OSINOVA – holding de Corporate aventure Capital – em janeiro de 2018. A trajetória da empresa neste ramo começou por meio de uma associação com outros investidores. O objetivo inicial foi começar da maneira mais assertiva possível, haja vista que seus parceiros já contavam com ampla experiência no mercado.

Paralelamente, o grupo também deu início ao processo de inovação corporativa para colaboradores, preparando a liderança para a quarta revolução industrial vivida atualmente.

Estreitando laços

Em dezembro de 2018, a OSINOVA iniciou sua parceria com a Bossa Nova Investimentos, que atualmente é um dos maiores investidores em startups da América Latina – são mais de 500 investimentos realizados e 14 saídas efetivas.

Desde então, a parceira tem se intensificado. Atualmente, o Grupo Odilon Santos e a Bossa Nova investem em mobilidade urbana, mobilidade de cargas e cidades inteligente. As aplicações reúnem investidores de Goiânia e São Paulo.

Ao todo, o grupo já realizou 5 investimentos em startups de mobilidade de pessoas e cargas. O objetivo é contar com ao menos 15 startups do segmento em seu portfólio até o primeiro semestre do ano que vem.

“O grupo Odilon Santos tem muita experiência nessas verticais por estar no mercado de transportes há muitos anos. A experiência deles para mim vale muito, pois quando nos deparamos com uma startup nesse segmento, eles já nos sinalizam se vale a pena ou não investir. Isso, simplesmente pela expertise deles no ramo”, explica Braga.

Atualmente, apenas o Grupo Odilon Santos possui mais de 60 startups em seu portfólio de investimentos. Algumas delas foram contratadas, inclusive, para prestar apoio no desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio.

Ao Jornal Opção, o presidente do grupo Odilon Santos, Odilon Santos Neto, considerou a visita fundamental para esclarecer as diferentes dúvidas existentes no meio empresarial goiano. “O João é um ícone nesse segmento de inovação. A partir disso tivemos a iniciativa de trazê-lo aqui para falar um pouco sobre inovações e tendências. O conteúdo disponibilizado por ele foi fundamental para desmistificar um pouco do processo de investimentos. Ainda existem muitas dúvidas entre os empresários que hoje o João pôde esclarecer tudo”, considerou.

O encontro contou com a participação de grandes empresários e investidores de diferentes setores de Goiás. A palestra foi sediada no auditório do Nasa Business, localizado na Avenida 136, em Goiânia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.