“O Ministério das Cidades não libera projetos de pavimentação sem ter pelo menos a rede seca de água tratada nos setores”, justificou o prefeito

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), solicitou celeridade da Saneago na ampliação da rede de água tratada no município. O pedido foi feito durante reunião coordenada por ele na sede da prefeitura com representantes da Câmara Municipal, Saneago, Caixa Econômica Federal e Odebrecht Ambiental.

“O Ministério das Cidades não libera projetos de pavimentação sem ter pelo menos a rede seca de água tratada nos setores. Por isso precisamos acabar com esse gargalo que impede o desenvolvimento do nosso município e reduzir esse prazo para que possamos implantar o asfalto em todas as ruas habitadas de Aparecida”, explicou o prefeito.

Maguito pontuou que a prefeitura recebe cobranças de asfalto, água e esgoto todos os dias por parte da população, e para honrar os compromissos fez o pedido à Saneago para que a rede seja disponibilizada o quanto antes, já que os recursos para o asfaltamento já foram liberados. De acordo com a secretária de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen, a estatal goiana possui cerca de R$ 224 milhões para universalizar o serviço de água tratada, mas ainda não realizou licitação para executar as obras.

Conforme o representante da Saneago, a perspectiva é que até 2016 todo o sistema de água seja universalizado em Aparecida e que até 2018 essa universalização aconteça com a rede de esgoto. A Prefeitura de Aparecida possui recursos financeiros, por exemplo, para asfaltar os setores Jardim Dom Bosco, Itapuã, Bairro Cardoso, Parque Veiga Jardim 1 e Jardim Florença, mas aguarda a implantação da rede de água tratada por parte da estatal goiana.

Também estiveram presentes na reunião os secretários Mário Vilela (Infraestrutura), Adriano Montovani (Trabalho), Raul Coutinho (Licitação) e Léo Mendanha (ASA). E os vereadores Arnaldo Leite (PMDB), Elio Bom Sucesso (PTB) e Edilson Ferreira (PMDB).