Maduro anuncia adiantamento do Natal para 1º de outubro
03 setembro 2024 às 15h27
COMPARTILHAR
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou o adiantamento do Natal no país para o dia 1º de outubro. O anúncio foi feito em um programa de auditório apresentado semanalmente por ele.
“Está chegando em setembro e se diz: ‘Setembro já cheira a Natal'”, disse à plateia o líder chavista. “E por isso, este ano, em homenagem a vocês, em agradecimento a vocês, vou decretar o adiantamento do Natal para 1º de outubro. Começa o Natal em 1º de outubro para todos e todas. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança”, disse Maduro.
O adiantamento acontece em meio a tensão no país após as eleições presidenciais, reivindicadas por ele. A oposição e a comunidade internacional duvidam da legitimidade da reeleição de Maduro. A medida é considerada “cortina de fumaça” para tirar holofotes de uma possível fraude eleitoral no país.
Na última segunda-feira, 2, a Procuradoria pediu a prisão de Edmundo Gonzáles, opositor de Maduro, que também reivindica vitória nas eleições e pede a divulgação das atas eleitorais. O pedido foi aceito pela Justiça do país.
A medida de adiantar o Natal já foi tomada por Maduro em 2020. À época, ele adiantou o feriado para 15 de outubro, por conta da pandemia. A data foi marcada pela liberação de recursos para comprar brinquedos.
Em 2013, Maduro também havia decretado que o Natal fosse comemorado a partir de 1º de novembro. Hugo Chávez havia morrido em março daquele ano e Maduro havia vencido as eleições, cujo lisura também foi contestada.
Leia também
Veja como é o interior do avião presidencial de Maduro apreendido pelos EUA