Macaco Bugio é resgatado no Setor Oeste

14 março 2024 às 18h30

COMPARTILHAR
Nesta quinta-feira, 14, um macaco bugio, animal de porte relativamente grande estava em uma árvore na Rua 8, próximo à Avenida Portugal, em Goiânia. Por esse motivo, uma missão especializada foi desenvolvida para resgatar o animal.
Os militares do Batalhão de Salvamento e Emergência do Corpo de Bombeiros realizaram uma operação conjunta com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para a captura do macaco.
A atuação contou com a participação de três bombeiros militares, uma equipe da AMMA (Agência Municipal de Meio Ambiente), composta por dois técnicos, e o auxílio de um médico veterinário do Zoológico de Goiânia, que viabilizou a utilização de dardos sedativos.
Com o uso de uma rede o animal foi amparado no momento em que caiu da árvore após o efeito da medicação aplicada e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais de Silvestres, que irão avaliar o estado de saúde do animal e fazer a reinserção na natureza.
Assista o vídeo:
Saiba mais sobre a espécie:
O nome cientifico do macaco bugio é alouatta guariba, mas ele tem diversos nomes populares: bugio-ruivo, bugio-marrom ou simplesmente bugio.
A espécie habita principalmente a mata atlântica, mas pode ser encontrada no leste e sudeste brasileiros ou na província de Misiones, na Argentina.
Caracterizado por uma pelagem castanha escura na maior parte do corpo, esse macaco se destaca por ter uma tonalidade ruiva a alaranjada na região da lombar.
A curiosidade mais marcante da espécie é que quando se sentem ameaçados, eles defecam nas próprias mãos para jogar no alvo.
Leia também:
Gato brasileiro pode entrar no Guinness Book como o maior do mundo
Inteligência Artificial é usada para detectar animais selvagens na pista e evitar acidentes
Vídeo de coala sofrendo com o luto pela parceira viraliza na internet