MAC reabre no dia 29 de agosto com exposição do artista goiano Juliano Moraes
23 agosto 2017 às 19h10

COMPARTILHAR
Após reforma, Museu de Arte Contemporânea terá mostra com entrada franca até 20 de outubro
O Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC|Goiás) recebe a partir de 29 de agosto a exposição “Contrarquitetura”, do artista plástico goiano Juliano Moraes. A mostra, que segue até 20 de outubro com entrada franca, é composta por cerca de 80 obras, entre esculturas, desenhos e instalações.
O vernissage da exposição, no dia 29 (terça-feira), a partir das 20 horas, marca a reabertura do salão principal do MAC|Goiás, que é ligado ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). O coquetel com a assinatura do Hermeto Bar terá trilha sonora dos DJs Hugo Camargo e François Calil. Entre os convidados estão autoridades, artistas plásticos, pesquisadores, jornalistas e amantes das artes em geral.
Dois nomes já confirmados são os dos críticos Maria Tereza Lemos e Fernando Oliva, que assinam textos do catálogo da mostra, ao lado do curador do MAC|Goiás, Gilmar Camilo. Maria Tereza é doutora em Letras e professora do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). Oliva, curador-adjunto do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).
“Contrarquitetura” é a segunda individual de Juliano Moraes. A primeira, “Ne-Uter” (2001), também foi sediada pelo MAC|Goiás. As obras que compõem o projeto atual foram elaboradas nos últimos dois anos, algumas delas exclusivamente para a exposição, que tem o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.
A produção da mostra está sob a responsabilidade de Guilherme Wohlgemuth. A ação educativa tem a coordenação de Cayo Honorato e o design gráfico está a cargo de Maurício Mota.
Sobre o artista

Juliano Moraes nasceu em Goiânia (GO) e tem 45 anos. Começou sua carreira aos 14. Aos 18, foi premiado na 2ª Bienal de Goiás. Desde então, teve seu trabalho exposto em importantes salões, museus e galerias de Goiânia, Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e Rio de Janeiro. É professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG).
Segundo o site oficial do artista plástico, seu trabalho é marcado pela investigação do informe e pelas zonas fronteiriças de linguagem. “Juliano é um dos artistas mais atuantes e originais a produzir arte contemporânea no Estado”, define o curador do MAC|Goiás, Gilmar Camilo. Coordenadora da instituição, Márcia Pires diz que, ao sediar a exposição, o MAC|Goiás “reafirma sua missão de trazer grandes mostras e mapear a produção contemporânea brasileira”.
Visitação
A partir de 30 de agosto (quarta-feira), o MAC|Goiás abre a exposição “Contrarquitetura” para visitação pública. Os horários são das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e das 11 às 17 horas, aos sábados, domingos e feriados. O Museu dispõe de uma equipe de monitores especialmente preparada para receber o público.
Para grupos de alunos e professores, o Núcleo de Ação Educativa e a Curadoria oferecem ainda uma série de atividades de sensibilização e contato com a obra do artista. Já é possível agendar visitas pelo telefone (62) 3201-4923 ou pelo e-mail [email protected]
Reforma
O Museu de Arte Contemporânea de Goiás foi o primeiro espaço a sofrer intervenções no processo de reforma do Centro Cultural Oscar Niemeyer: piso e sistema de iluminação foram readequados, assim como os itens de segurança – agora atualizados às novas normas de combate a incêndios. A reforma do CCON está sob a coordenação da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).
Serviço – Exposição “Contrarquitetura”, de Juliano Moraes
Abertura: 29 de agosto de 2017, às 20 horas
Visitação pública: 30 de agosto a 20 de outubro de 2017 (das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e das 11 às 17 horas, aos sábados, domingos e feriados)
Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás/Centro Cultural Oscar Niemeyer (Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 4.490, Quadra Gleba, Lote 1, Setor Fazenda Gameleira – Goiânia, Goiás)
Entrada Franca