Mabel ganha apoio de Adriana Accorsi para resolver crise na saúde; somente Gayer não se manifestou
28 novembro 2024 às 13h00
COMPARTILHAR
A deputada federal Adriana Accorsi (PT) se comprometeu a ajudar o prefeito eleito Sandro Mabel (UB) a resolver o colapso na saúde municipal de Goiânia. Agora, 16 dos 17 representantes goianos na Câmara Federal aderiram aos projetos apresentados pelo empresário na área da saúde. Apenas Gustavo Gayer (PL) não se manifestou.
LEIA TAMBÉM
A pedido de Mabel, senador Kajuru anuncia 70 milhões em emendas para saúde em Goiânia
Voto da esquerda pode ter desequilibrado o jogo para Sandro Mabel contra Fred Rodrigues
Dos 17 deputados federais de Goiás, 15 se comprometeram com recursos para a saúde
Ao Jornal Opção, Adriana informou que conversou com Mabel em duas ocasiões e que pretende apresentar projetos ao futuro mandatário do Executivo municipal, a fim de mudar o cenário de crise na cidade. “Eu falei muitas vezes sobre a necessidade de mudar essa gestão da saúde, convocar os concursados e resolver esses problemas. Vou apresentar a ele as principais propostas que eu construí no meu plano de governo e, claro, aí depende dele acatar ou não”, reforçou.
Em uma semana, ao menos cinco pessoas morreram por falta de vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da capital. Para solucionar os problemas, Mabel procurou a bancada goiana de deputados federais. Somente Gustavo Gayer (PL) e Adriana Accorsi (PT) não estiveram presentes, mas Adriana justificou dizendo que estava em um evento com a ministra das mulheres. Já Gustavo Gayer não respondeu.
Adriana também mostrou preocupação com a destinação de verba pública à Prefeitura de Goiânia, que será administrada por Rogério Cruz até o dia 31 de dezembro. Isso porque o titular da Secretaria Municipal de Goiânia (SMS), Wilson Pollara, o secretário executivo da pasta, Quesede Ayres Henrique, e o diretor financeiro, Bruno Vianna Primo, foram presos nesta quarta-feira, 27, suspeitos de desviar recursos destinados à saúde por meio de fraudes.
“É muito complicado trazer recursos agora, durante essa gestão que está sendo acusada de desviar o recurso. Acho que realmente precisa ter essa mudança que a Justiça está buscando. E, aí sim, poder vir mais recursos, tendo certeza que não vai ser desviado”, afirmou.
R$ 70 milhões
Em meio a crise e o escândalo de corrupção envolvendo o alto escalão da sms, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) anunciou a destinação de R$ 70 milhões em emendas parlamentares para a saúde pública de Goiânia, atendendo a um pedido de Sandro Mabel. O recurso, segundo Mabel, deverá ser utilizado para melhorar as unidades de saúde, adquirir medicamentos e abrir novos leitos, além de outras demandas do setor, que enfrenta uma grave crise durante a gestão do atual prefeito, Rogério Cruz (SD).
“O dinheiro é para que possamos começar o ano tendo esse dinheiro na saúde para comprar remédios, melhorar as unidades de saúde, abrir mais leitos. É uma notícia espetacular. Vou dormir feliz hoje, muito mais feliz”, declarou o prefeito eleito.
Mabel, apesar de não ter assumido a gestão oficialmente, tem se mostrado mais ativo que Rogério Cruz, que raramente tem feito aparições públicas.