Mabel e Rizzo estudam parceria com a PUC Goiás para atender famílias do Estrela D’Alva
11 outubro 2025 às 08h17

COMPARTILHAR
A ocupação no bairro Estrela D’Alva e sua regularização na Região Noroeste de Goiânia foi discutida pelo vereador Rodrigo Rizzo (PSDB) com o prefeito Sandro Mabel (União Brasil). Mabel se comprometeu a resolver a situação ainda neste ano. O prefeito apresentou ao vereador, como alternativa, realizar um projeto em parceria com a PUC Goiás para destinar uma outra área à construção de habitação social exclusivamente para as famílias do bairro. “Ainda preferimos a regularização, mas essa também é uma opção bastante interessante. É algo urgente e necessário. É uma questão de interesse público e de habitação social”, afirmou Rodrigo Rizzo.
Em julho, a Prefeitura chegou a derrubar algumas construções irregulares na região, o que causou descontentamento entre os moradores. Posteriormente, o prefeito se reuniu com a população do local para debater soluções.
O vereador, em conjunto com a ONG Associação Tio Cleobaldo e o grupo espírita Mensageiros da Luz, atuam na região há anos através de ações sociais. Quando a demanda judicial começou, em que a Prefeitura pediu a reintegração de posse, Rizzo atuou como advogado da associação de moradores do Estrela D’Alva.
Desde então, o jovem vereador tem acompanhado a ocupação e o processo judicial, trabalhando a favor da questão também quando foi secretário de regularização fundiária da Assembleia Legislativa.
A reunião realizada nesta semana no Paço foi acompanhada do secretário municipal de Habitação, Juliano Santana, do secretário municipal de Eficiência, Fernando Peternella, e da secretária municipal de Governo, Sabrina Garcez.
Melhor solução
Para Rodrigo Rizzo, o melhor caminho é o da regularização. “Sabemos da necessidade de moradia e a Prefeitura tem que ter um programa claro de habitação social e moradia. Mas, no caso dessa que é uma ocupação consolidada, um núcleo urbano informal consolidado, entendo que cabe a regularização”, afirmou.
Para solucionar essa e outras questões relacionadas à habitação, Rizzo também participou nesta quinta-feira, 9, de uma audiência na Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça. O vereador, que assumiu o mandato no início deste mês na Câmara de Goiânia, debateu o assunto com representantes da Prefeitura, Assembleia Legislativa, Defensoria Pública, Ministério Público e Associação de Moradores soluções para centenas de moradores do Estrela D’Alva.
Leia também: Desocupação no Setor Estrela D’Alva é contestada pela Defensoria
