Lula tem vantagem de 17 pontos sobre Bolsonaro na região Centro-Oeste, indica pesquisa
30 maio 2022 às 11h11
COMPARTILHAR
Candidato petista amplia vantagem sobre o presidente no primeiro turno
O pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo primeiro turno das eleições e alcançou o melhor resultado até aqui, de acordo com a pesquisa do banco BTG Pactual, feita pelo Instituto FSB, divulgada nesta segunda-feira, 30. De acordo com o balanço, ao contrário da última pesquisa da Genial/Quaest, o candidato do PT venceria as eleições deste ano nas regiões Centro-Oeste e Norte com 53% das intenções de voto contra 36% do atual presidente.
Conforme o levantamento, Lula só perderia a disputa na região Sul do Brasil. Lá, ele alcançou 34%, enquanto o adversário Bolsonaro 45%. No Nordeste, o ex-presidente Lula tem 60%, contra apenas 21% de Bolsonaro. Na região Sudeste o placar está acirrado: 39% para o Lula e 33% ao Bolsonaro. No cenário nacional, com a desistência de João Doria (PSDB) pela corrida ao Planalto, o petista passou de 41% para 46% das intenções de voto. Bolsonaro manteve os 32%.
Já em um eventual segundo turno entre os dois, Lula venceria com 54% da intenções de voto contra 35% de Bolsonaro. O resultado também é melhor do que o da última pesquisa, quando o ex-presidente venceria com 52%. Os impactos da saída de Doria também refletiram no encolhimento da chamada Terceira via, que passou de 17% para 13% das intenções de voto. Com isso, de acordo com a pesquisa, oito em cada 10 eleitores irão votar em Bolsonaro ou em Lula. Ciro Gomes (PDT) ocupa a terceira posição nas intenções de voto com 9%, seguido por Simone Tebet (MDB) com 2%.