Lula: “Se você olhar a ‘Veja’ como um panfleto da campanha do Aécio, você sofre menos”; assista ao vídeo

A publicação se tornou centro de uma polêmica ao lançar uma matéria de capa afirmando que Lula e a presidente reeleita Dilma Rousseff tinham conhecimento sobre os esquemas de corrupção da Petrobras. A atitude foi considerada como panfletária

Em mais um vídeo divulgado pelo Instituto Lula sobre as eleições presidenciais deste ano, o ex-presidente petista critica a revista “Veja” por sua atuação durante a campanha. “Se você olhar a Veja como um panfleto da campanha do Aécio, você sofre menos”, afirmou.

A publicação se tornou centro de uma polêmica ao lançar, em sua última edição, no dia 24 de outubro, uma matéria de capa afirmando que Lula e a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) tinham conhecimento dos esquemas de corrupção da Petrobras. A atitude foi considerada como panfletária por ter sido divulgada apenas dois dias antes das eleições e sem que a principal fonte da reportagem principal, o doleiro Alberto Youssef, tivesse apresentado qualquer prova a respeito de sua declaração. O próprio advogado de Youssef teria, inclusive, afirmado que tal afirmação nunca foi feita e que, na data citada pela revista, 22 de outubro, sequer teria havido depoimento no âmbito da delação premiada.

Para Lula, a revista foi “talvez o melhor panfleto da campanha de Aécio”. “Se você olhar a Veja como uma revista de informação, você fica muito nervoso pela quantidade de mentiras”, criticou.”Ela odeia o PT, odeia os governos do PT e nós ao invés de ficarmos nervosos e irritados, devemos ver que a Veja é uma revista de oposição ao governo.”

No dia em que a capa da revista foi divulgada, dia 24, Dilma declarou durante o horário eleitoral que processaria a publicação. No dia 25, sábado, o ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu direito de resposta à então candidata por considerar que a informação foi publicada “sem qualquer cautela” e transmitida de “forma ofensiva”.

3 respostas para “Lula: “Se você olhar a ‘Veja’ como um panfleto da campanha do Aécio, você sofre menos”; assista ao vídeo”

  1. Solon disse:

    Só que a data citada pela revista não foi 22 e sim 21.

  2. Edson disse:

    Lula e o PT querem mesmo é imprensa chapa branca e que só fale bem do governo, como por exemplo a revista Carta Capital, que sobrevive graças à publicidade do governo e de suas estatais. E não tenham dúvida, eles querem a tal da regulação da mídia para praticarem uma censura velada, tal como já ocorre na Venezuela e na Argentina e, quem sabe, num futuro próximo a censura explícita de Cuba.

  3. Brasil Positivo disse:

    Esta propaganda eleitoral na capa da VEJA para o Aécio foi de Caixa 2 ou foi paga?
    Não deixou de ser uma propaganda eleitoral, uma vez que a VEJA já havia demonstrado em várias outras reportagens a sua preferência pelo Aécio.
    NÃO É JUSTO, E NEM ÉTICO, que meios de comunicação em massa façam propagandas por um candidato ou contra outro.
    Se isto fosse permitido por lei, as campanhas eleitorais seriam injustas pois os jornais, canais de televisão e outros meios de comunicação em massa influenciariam a opinião popular segundo os que pudessem pagar ou segundo os interesses destes meios de comunicação.
    QUANTO CUSTOU ESTA PROPAGANDA ELEITORAL NA CAPA DA VEJA?
    Percebam que o que o Aécio e partidários falavam em campanhas em Rádio e TV não eram nada diferentes do que VEJA tentou fazer publicando aquele assunto eleitoral na sua capa.
    NÃO FOI ÉTICO E NEM JUSTO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.