A publicação se tornou centro de uma polêmica ao lançar uma matéria de capa afirmando que Lula e a presidente reeleita Dilma Rousseff tinham conhecimento sobre os esquemas de corrupção da Petrobras. A atitude foi considerada como panfletária

Em mais um vídeo divulgado pelo Instituto Lula sobre as eleições presidenciais deste ano, o ex-presidente petista critica a revista “Veja” por sua atuação durante a campanha. “Se você olhar a Veja como um panfleto da campanha do Aécio, você sofre menos”, afirmou.

A publicação se tornou centro de uma polêmica ao lançar, em sua última edição, no dia 24 de outubro, uma matéria de capa afirmando que Lula e a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) tinham conhecimento dos esquemas de corrupção da Petrobras. A atitude foi considerada como panfletária por ter sido divulgada apenas dois dias antes das eleições e sem que a principal fonte da reportagem principal, o doleiro Alberto Youssef, tivesse apresentado qualquer prova a respeito de sua declaração. O próprio advogado de Youssef teria, inclusive, afirmado que tal afirmação nunca foi feita e que, na data citada pela revista, 22 de outubro, sequer teria havido depoimento no âmbito da delação premiada.

Para Lula, a revista foi “talvez o melhor panfleto da campanha de Aécio”. “Se você olhar a Veja como uma revista de informação, você fica muito nervoso pela quantidade de mentiras”, criticou.”Ela odeia o PT, odeia os governos do PT e nós ao invés de ficarmos nervosos e irritados, devemos ver que a Veja é uma revista de oposição ao governo.”

No dia em que a capa da revista foi divulgada, dia 24, Dilma declarou durante o horário eleitoral que processaria a publicação. No dia 25, sábado, o ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu direito de resposta à então candidata por considerar que a informação foi publicada “sem qualquer cautela” e transmitida de “forma ofensiva”.