O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou seu apoio ao ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, nas eleições para a presidência do partido. O pleito está marcado para o dia 6 de julho.

Lula reiterou que apoia Edinho durante jantar realizado na casa da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, em Brasília. O encontro foi realizado para apresentar a Lula que Edinho sofre com resistência na ala majoritária do PT.

De acordo com Edinho, o encontro era para unificar o partido, sendo vazado por quem usa Lula para seus projetos pessoais dentro do PT. “Vimos na última 5ª feira, certamente, um dos maiores gestos que o presidente Lula fez para manter a unidade do nosso partido. Ele foi numa reunião de uma parte, de um grupo, de uma das nossas correntes. Nós não podemos aceitar, 1º, que o presidente Lula seja usado de outra forma como ele foi usado em decorrência dessa reunião”, disse.

O candidato à presidência do PT esteve no Palácio do Planalto para a posse de Gleisi. Petistas presentes o chamaram de ‘presidente’, ‘futuro presidente’ e afins.

Dentro do PT existe um racha. Uma parte dos membros afirmam que apoiarão o nome indicado por Lula, ao que tudo indica esse nome é o de Edinho, mas lideranças do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais estão resistentes. Edinho é visto como alguém com bom trânsito político e experiente.

Leia também

MovimentoPT declara apoio a Edinho Silva nas eleições internas do partido