Lula promete anunciar na semana que vem novo Bolsa Família

15 fevereiro 2023 às 20h08

COMPARTILHAR
Em visita ao Estado de Sergipe nesta quarta-feira, 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antecipou que o “novo Bolsa Família” deve ser anunciado na semana que vem. A expectativa é que o programa retome com pagamento de pelo menos R$ 600 por família, com a possibilidade de adição de R$ 150 por cada criança de até seis anos.
Em sua fala, Lula disse que a ideia é garantir que a mãe possa comprar alimento para as crianças e combater a desnutrição. Mas o presidente não deu nenhum outro detalhe além desses já mencionados de como funcionaria o programa.
Na última segunda-feira, 13, o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, já tinha dito que modelo de que vai ser o novo programa já estava pronto, esperando apenas o aval do presidente. Além disso, o ministro antecipou que, por conta de sua importância, o retorno do Bolsa Família pode ser feito por meio de medida provisória. Isso significa que pode ser editada pelo governo federal e, apesar de já valer a partir da data da publicação, ainda precisa passar por aprovação do Congresso Nacional.
O Bolsa Família não será o primeiro programa criado nos governos do PT – e que foram substituídos por programas parecidos no governo de Jair Bolsonaro (PL) – que vai ser retomado pela atual gestão de Lula. Na última terça-feira, 14, o presidente assinou medida provisória no novo Minha Casa, Minha Vida, que deu lugar ao Casa Verde e Amarela. O novo Bolsa Família, quando lançado, entrará no lugar do Auxílio Brasil.