Lula prepara nova gratuidade para impulsionar a reeleição

21 setembro 2025 às 11h13

COMPARTILHAR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já disputou seis das nove eleições presidenciais, após a redemocratização. Essa experiência em estratégias populistas já indicam as suas articulações para a corrida eleitoral, em 2026. Os principais beneficiados com as novas medidas são trabalhadores informais, autônomos e famílias, que sofrem com o custo de vida.
O programa Gás do Povo é um dos exemplos. Ele irá disponibilizar botijão de gás gratuito para 15,5 milhões de famílias inscritas no CadÚnico. O novo programa substitui e triplica o número de beneficiados do atual Auxílio Gás beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas em todo o Brasil. O governo pretende começar a distribuição de gás, no dia 30 de outubro, deste ano.
No final do ano passado, Lula anunciou a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, porém este benefício depende de aprovação do Congresso para começar a valer em 2026. Além disso, o presidente garantiu a isenção ou a diminuição da conta de luz para até 60 milhões de brasileiros.
Outras medidas estão no forno. Existem especulações, que Lula irá lançar um programa para reforma de imóveis. A medida irá permitir “a construção de um puxadinho”, como o próprio presidente disse. Tudo isso, são medidas obviamente para elevarem a indicação do nome dele nesta corrida eleitoral, que já se iniciou. Portanto, a população e a oposição já podem se preparar para essas duas novas iniciativas, que já estão sendo festadas no Palácio do Planalto.
Leia também: Lula atinge 51% de desaprovação enquanto 46% dos brasileiros aprovam gestão petista
Nova pesquisa Quaest/Genial vai medir avaliação de Lula após julgamento de Bolsonaro