Lula demonstra desconforto com perguntas sobre Bolsonaro feitas a Trump antes de reunião; veja vídeo
26 outubro 2025 às 15h58

COMPARTILHAR
Antes da reunião privada entre os presidentes Lula e Trump na Malásia, neste domingo, 26, ambos atenderam repórteres em breve coletiva de imprensa no âmbito da cúpula da Association of Southeast Asian Nations (ASEAN), em Kuala Lumpur. No momento, Trump foi questionado sobre seus sentimentos em relação a Jair Bolsonaro. O republicano respondeu: “Bem, eu sempre gostei dele, me sinto muito mal pelo que aconteceu com ele, eu sempre pensei que ele era um cara direito, mas ele tem passado por várias coisas”.
Em seguida, quando a repórter perguntou se o caso de Bolsonaro seria abordado na conversa com Lula, o presidente americano afirmou: “Não é da sua conta”. O que chamou atenção foi a reação de Lula, já que ele fez um gesto discreto com as mãos ao ouvir a pergunta e, enquanto Trump respondia, mostrou um sorriso contido, indicação de desconforto ou curiosidade diante do tema.
O passado da relação entre Bolsonaro e os EUA pesou no encontro. A administração Trump aplicou tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, justificando-as por uma suposta “caça às bruxas” relacionada a processos contra Bolsonaro no Brasil.
Leia também
Trump tem interesse em visitar o Brasil após encontro com Lula na Malásia, diz chanceler
