Lula é o maior beneficiário de eleitores arrependidos dos votos em Bolsonaro, mostra PoderData

Ex-governador do Ceará, Ciro Gomes tem 4% de quem votou em Bolsonaro em 2018 e se arrependeu. É o mesmo percentual de João Doria

A nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta segunda-feira, 16, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve herdar 18% dos votos que elegeram o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2018. Realizada entre 8 a 10 de maio, o levantamento revelou que Bolsonaro perdeu 39% do eleitorado. A pesquisa também mostra que, dos que anularam ou votaram em branco em 2018, 34% das preferências para o primeiro turno neste ano também são para Lula, contra 14% para os que devem votar no atual presidente. 

Com isso, o resultado coloca Lula na frente dos demais candidatos também neste quesito. Segundo a pesquisa, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), recebeu 4% de quem votou em Bolsonaro em 2018 e se arrependeu, sendo também o mesmo percentual de João Doria (PSDB). Já a senadora Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) possuem 2% cada, o que os deixa, tecnicamente, empatados com o tucano e com o pedetista. 

Ainda neste levantamento, no primeiro turno, Lula tem 42% das intenções de voto. Já Bolsonaro, 35%, isto é, uma distância de 7 pontos percentuais. Em sequência, está Ciro Gomes (PDT) com 5% das intenções. Segue empatado com João Doria (PSDB), 4%, e o deputado estadual André Janones (Avante-MG), com 3%. Por fim, a senadora Simone Tebet (MDB), com 2%. 

Nesta pesquisa, o PoderData entrevistou 3.000 pessoas, entre 16 anos de idade ou mais, em 288 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança do estudo é de 95%. Todas as entrevistas foram feitas por telefone. Por fim, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08423/2022.

2 respostas para “Lula é o maior beneficiário de eleitores arrependidos dos votos em Bolsonaro, mostra PoderData”

  1. Avatar Paulo da Silva Vieira disse:

    Eu acho que o Bolsonaro vai ser reeleito

  2. Avatar Denis Robson disse:

    Votei no Bolsonaro e voto quantas vezes for preciso. Não voto em ladrão!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.