Lula é nome mais lembrado pelo eleitor, mas Aécio venceria no segundo turno

Em levantamento feito com 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 Estados, ex-presidente petista lidera no primeiro turno, mas perderia na votação final

Lula venceria em todos os cenários de primeiro turno, mas Aécio ganharia em um segundo turno nos três cenários em que foi citado | Fotos: Fernando Frazão e Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lula venceria em todos os cenários de primeiro turno, mas Aécio ganharia em um segundo turno contra o petista,  Michel Temer ou Marina Silva | Fotos: Fernando Frazão e Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sabe quem lidera a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira (8/6) para presidente da República no primeiro turno das eleições de 2018? Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente petista. Em cenário com o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) como o principal adversário, Lula teria 22% das intenções de votos, contra 15,9% do tucano, seguido dos 14,8% de Marina Silva (Rede), 6% para Ciro Gomes (PDT), dos 5,8% de Jair Bolsonaro (PSC) e Michel Temer (PMDB) com 5,4%. Mas Aécio venceria em todos os cenários de segundo turno.

A pesquisa CNT/MDA ouviu 2.002 pessoas em 137 cidades de 25 Estados brasileiros e constatou que, neste momento, Lula é apontado como vencedor em todos os cenários eleitorais para presidente da República em 2018. Os votos brancos e nulos seriam 21,2% e os indecisos 8,9%. O levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Ao substituir o nome de Aécio pelo do governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), Lula ficaria com 22,3% e Marina 16,6%. Alckmin aparece só em terceiro lugar, com 9,6% das intenções de votos. Logo depois aparecem Ciro Gomes (6,3%), Temer (6,2%) e Bolsonaro (6,2%). Nesse cenário, os brancos e nulos da pesquisa chegaram a 24%, com 8,8% dos eleitores indecisos.

No levantamento espontâneo, quando o nome dos possíveis candidatos não é apresentado ao eleitor, Lula foi o mais citado, sendo lembrado por 8,6% dos entrevistados pela pesquisa CNT/MDA. Aécio é lembrado de forma espontânea por 5,7% dos ouvidos. Marina Silva aparece com 3,8%, a petista Dilma Rousseff nos 2,3%, Temer com 2,1%, Bolsonaro 2,1%, Ciro Gomes 1,2%, Alckimin 0,6%, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa com 0,6% e José Serra (PSDB) para 0,3%.

Segundo turno 

A pesquisa apresentou aos entrevistados quatro cenários de segundo turno para 2018. Em todos que o nome de Aécio é colocado, o tucano aparece na liderança das intenções de votos. O primeiro deles seria contra Lula. O petista receberia 29,9% dos votos e Aécio 34,3%. Brancos e nulos chegariam a 28,8% e 7% seriam os indecisos.

Contra Temer, Aécio receberia 32,3% dos votos e o peemedebista 15,8%. Haveria 42,2% de votação branca e nula, com 9,7% de eleitores que não sabem em quem votariam.

O terceiro cenário é de 29,7% das intenções de votos para o tucano e 28% votando em Marina, o levantamento mais apertado para um possível segundo turno, com um possível empate técnico quando considerada a margem de erro da pesquisa. Esse terceiro cenário viria com 34,6% de brancos e nulos, além de 7,7% de indecisão entre os eleitores.

A última possibilidade questionada para o segundo turno na pesquisa foi Lula contra Temer. O petista venceria com 31,7% das intenções de votos e Temer receberia 27,3%, com 33,4% de brancos e nulos e 7,6% indecisos. (Com informações da Agência Brasil)

3 respostas para “Lula é nome mais lembrado pelo eleitor, mas Aécio venceria no segundo turno”

  1. Avatar Marcelo Luiz Correa disse:

    O grande problema do Brasil continua sendo o povo, se esta pesquisa não for uma farsa ( e é de desconfiar ), como é que o maior responsável pela crise, Lula, é o primeiro? Dilma levou 5 anos para estragar o país e o Temer tem 20 dias de governo, é cedo para julgamentos.

  2. A pesquisa neste momento é um recall da última eleição. Por isso Aécio e Marina Silva, que disputaram o último pleito levam vantagem. Alckmin aparece bem, mesmo tendo disputado a eleição presidencial 10 anos atrás. Já o resultado de Lula, mostra que se esgotou a era petista no poder

  3. A pesquisa neste momento é um recall da última eleição. Por isso Aécio e Marina Silva, que disputaram o último pleito levam vantagem. Alckmin aparece bem, mesmo tendo disputado a eleição presidencial 10 anos atrás. Já o resultado de Lula, mostra que se esgotou a era petista no poder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.