Governo Lula é desaprovado por metade dos goianos e Bolsonaro tem rejeição alta para 2026, diz Quaest

31 julho 2024 às 15h20

COMPARTILHAR
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por metade dos goianos, segundo pesquisa da Quaest divulgada nesta quinta-feira, 31. Levantamentos semelhantes foram feitos em Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Bahia e Pernambuco e foram encomendados pela Genial Investimentos.
O Instituto também questionou os eleitores desses estados sobre em quem votariam poderiam ou não votar pra presidente da República em 2026 e o ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou rejeição de 45% entre os eleitorado goiano.
Na pesquisa, foram perguntados se aprovam ou desaprovam o trabalho do governo Lula e se avaliam a gestão como positiva, negativa ou regular.
Em Goiás 50% dos entrevistados desaprovam o governo Lula, enquanto 49% aprovam. Cerca de 1% não soube responder. Na avaliação, 32% avaliam como positivo, 27% como regular, e 40% como negativo.
Eleições de 2026
O levantamento também apontou os principais candidatos para as eleições presidenciais de 2026. Em Goiás, o candidato preferido dos goianos é o govenador Ronaldo Caiado (UB). Cerca de 78% dos goianos afirmaram que votariam em Caiado para à Presidência da República. Caiado é seguido por Bolsonaro (49%), Lula (43%) e Michelle Bolsonaro (39%).
Lula, no entanto, ainda é o mais rejeitado em Goiás para o próximo pleito. O mandatário tem 51% de reprovação entre os goianos. Ele é seguido por Fernando Haddad (48%) e Jair Bolsonaro (45%).
Em Goiás, a Quaest ouviu 1.127 eleitores entre 4 e 7 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também
Lula enxerga Caiado e outros três governadores como nomes do bolsonarismo em 2026