Lula e Bolsonaro somam mais de 70% das intenções de votos, diz PoderData
16 fevereiro 2022 às 17h20

COMPARTILHAR
Em disputa polarizada, instituto apura Lula com 40% das intenções de voto e Bolsonaro com 31%
O Instituto PoderData, do site Poder 360 divulgou nesta quarta-feira, 16, uma pesquisa eleitoral que aponta um segundo turno entre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que está com 31% das intensões de voto, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está com 40%. De acordo com a pesquisa, Lula oscilou 2% para baixo, dentro da margem de erro da pesquisa eleitoral (2% para mais ou para menos). Juntos, os políticos que têm polarizado a eleição presidencial somam 71% das intenções de voto.
Os dados publicados mostram uma distância de 9% no primeiro turno entre ambos os candidatos. No entanto o petista ganha em todos os cenários de segundo turno, com pelo menos 15% de vantagem do segundo colocado. Os demais, de acordo com a pesquisa, somam 29% de intenção de voto. São eles: o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (Podemos), que tem 9% e o ex-ministro da Economia Ciro Gomes (PDT), que está com 4%; o pedetista está empatado tecnicamente (dentro da margem de erro) com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que aparece com 3%, e com o deputado federal André Janones (Avante), que está com 2%.
Quem também aparece é o Senador Alessandro Vieira (Cidadania) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), estão com 1%. A senadora Simone Tebet (MDB) e Felipe D’ávila (Novo) não pontuaram. Os votos brancos ou nulos, representam 5% dos entrevistados e 3% disseram não saber em quem votariam neste cenário com dez nomes.
2º turno
Excluídos os votos nulos, brancos e indecisos, em todos os cenários de segundo turno o ex-presidente Lula venceria qualquer um dos quatro nomes testados pelo instituto. A vitória do petista é prevista por 54% a 32% contra o presidente Jair Bolsonaro; 49% a 26% contra Moro; 47% a 19% contra o pedetista Ciro Gomes; e 48% a 16%, contra o governador de São Paulo, que tem a maior distância para Lula num segundo turno (32%).
Houve, inclusive, uma oscilação de Bolsonaro para baixo contra o ex-presidente Lula. Na simulação contra o petista, inclusive, liberal cai de 34% para 32%. Nos cenários de segundo turno entre Bolsonaro e Ciro e Sérgio Moro há um empate técnico (dentro da margem de erro). Bolsonaro, com 38% perde para Ciro Gomes, que tem 42%; e empata com 34% com o ex-ministro Sérgio Moro, que tem 33% no cenário hipotético contra o liberal.
A pesquisa está registrada no Tribuna Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-06942/2022, e foi realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 2022. No estudo, foram entrevistadas 3 mil pessoas acima de 16 anos em mais de 243 municípios do país, em todas as 27 unidades federativas.