Lula deve vir à Goiânia nesta sexta para inauguração do BRT e apoiar Adriana Accorsi
02 setembro 2024 às 11h34
COMPARTILHAR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar Goiânia nesta sexta-feira, 6, para participar da solenidade de apresentação do BRT Norte-Sul, uma das obras de mobilidade urbana mais aguardadas da capital goiana. O convite foi feito pelo prefeito Rogério Cruz. A cerimônia também será uma oportunidade para Lula apoiar a campanha de Adriana Accorsi, candidata do Partido dos Trabalhadores e única mulher concorrendo ao cargo de prefeita em Goiânia.
Esta será a primeira visita de Lula ao estado de Goiás em seu atual mandato, após o cancelamento de três viagens desde junho do ano passado. As visitas que caíram da agenda ocorreriam em momentos estratégicos para o governo. Em julho e março deste ano, Lula precisou adiar compromissos no estado, e em junho de 2023, más condições de voo o impediram de chegar ao município de Rio Verde, onde estava prevista a inauguração da Ferrovia Norte-Sul ao lado do ex-presidente José Sarney, que iniciou a obra em 1987, no Maranhão.
Além disso, o presidente não compareceu à inauguração de uma unidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida de Goiânia, marcada para 22 de março, e também cancelou outra agenda no mesmo município para o mesmo evento, além de um compromisso em Goiânia para inaugurar um polo de inovação do Instituto Federal de Goiás (IFG), devido a um “choque de compromissos” com uma viagem a Campinas (SP).
O BRT Norte-Sul, que começou a operar no último sábado, 31, promete melhorar o trânsito e o transporte coletivo na capital goiana. O sistema conta com corredores exclusivos para ônibus, e a cerimônia desta sexta-feira marca a entrega oficial de um dos trechos mais importantes. Com essa obra, o governo municipal, em parceria com o governo federal, busca modernizar a infraestrutura urbana e oferecer mais agilidade e conforto aos usuários do transporte público.
A visita de Lula a Goiânia também deve atrair atenção política, já que o presidente aproveitará a ocasião para apoiar Adriana Accorsi, ex-deputada estadual e delegada, que lidera a chapa do PT na disputa pela prefeitura da cidade. A presença de Lula é vista como um reforço estratégico na reta final da campanha de Accorsi, que tenta se diferenciar em um cenário político dominado por homens.
Leia também Lula cancela agenda em Goiânia marcada para esta semana;