O presidente Lula da Silva compartilhou, nos stories de seu perfil oficial no Instagram, um trecho da fala do governador Ronaldo Caiado durante em uma reunião nesta terça-feira, 28, em Brasília, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e outros governadores sobre os resultados da participação dos estados no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em 2023 pelo governo federal.

No vídeo, Caiado cumprimenta o ministro pelo trabalho e fala dos esforços do Estado de Goiás aumentar o índice de alfabetização, que hoje, para os estudantes ao final do 2º ano do ensino fundamental, é de 67% (acima da média nacional de 56%).

“Sei da sua garra, da sua determinação, dos resultados que fazem todos nos buscarmos essa tarja verde. Eu cobro da minha secretária [de Educação] todos os dias pra chegar nessa tarja verde”, disse o governador, se dirigindo a Lula e a Santana.

Caiado também cumprimentou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, cujo estado foi o único a ter mais de 80% das crianças alfabetizadas na idade certa, ou seja, sabendo ler e escrever ao final do 2º ano do ensino fundamental, garantindo a “tarja verde” mencionada.

Veja o vídeo:

A meta para a rede pública é que todos os estados tenham níveis de alfabetização superiores a 80% até 2030. No caso de Goiás, o objetivo é crescer dois pontos percentuais a cada ano.

Caiado foi o primeiro governador a discursar no evento de hoje. Um vídeo anterior ao de sua fala, também publicado por Lula, mostra o momento em que o presidente chega à reunião e cumprimenta o chefe do Executivo goiano. Vale lembrar que há grandes chances de os dois se enfrentarem na corrida ao Palácio do Planalto em 2026.

Leia também: Em reunião com Lula e Camilo Santana, Caiado apresenta resultados da alfabetização em Goiás.