Lúcia Vânia apresenta carta de desfiliação do PSDB no Senado

Decisão do STF permite que senadora saia do partido sem perda de mandato. Ela vai para o PSB

Lúcia Vânia deve assumir presidência do diretório estadual do PSB | Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado

Lúcia Vânia deve assumir presidência do diretório estadual do PSB | Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado

A senadora goiana Lúcia Vânia vai ler na tarde desta quarta-feira (17/6) a carta de desfiliação do PSDB no plenário do Senado. Ela já confirmou ida para o PSB.

Lúcia Vânia teria decidido sair do PSDB após ser forçada a desistir do cargo de primeira-secretária do Senado, para o qual foi indicada pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB). Ela estaria cansada da falta de espaço dado a ela.

No final de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou decisão que permite que a senadora saia do PSDB sem perder o mandato. De acordo com o STF, a perda de mandato no caso de candidatos eleitos pelo sistema majoritário violaria a soberania popular.

Segundo políticos ligados ao governador Marconi Perillo (PSDB), a desfiliação de Lúcia Vânia não afeta o relacionamento deles. O motivo da boa relação seria a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, filha da senadora.

A ida de Lúcia Vânia para o PSB pode fortalecer o partido para as eleições de 2016. A senadora deve assumir a presidência regional do partido, cargo hoje ocupado pelo ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.