Lúcia Vânia apresenta carta de desfiliação do PSDB no Senado
17 junho 2015 às 12h25

COMPARTILHAR
Decisão do STF permite que senadora saia do partido sem perda de mandato. Ela vai para o PSB

A senadora goiana Lúcia Vânia vai ler na tarde desta quarta-feira (17/6) a carta de desfiliação do PSDB no plenário do Senado. Ela já confirmou ida para o PSB.
Lúcia Vânia teria decidido sair do PSDB após ser forçada a desistir do cargo de primeira-secretária do Senado, para o qual foi indicada pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB). Ela estaria cansada da falta de espaço dado a ela.
No final de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou decisão que permite que a senadora saia do PSDB sem perder o mandato. De acordo com o STF, a perda de mandato no caso de candidatos eleitos pelo sistema majoritário violaria a soberania popular.
Segundo políticos ligados ao governador Marconi Perillo (PSDB), a desfiliação de Lúcia Vânia não afeta o relacionamento deles. O motivo da boa relação seria a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, filha da senadora.
A ida de Lúcia Vânia para o PSB pode fortalecer o partido para as eleições de 2016. A senadora deve assumir a presidência regional do partido, cargo hoje ocupado pelo ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso.