Lucas Kitão quer remanejamento do orçamento municipal próximo dos 5%

Para o vereador proposta mais baixa permite controle da população sobre os gastos da prefeitura

O vereador Lucas Kitão (PSL) | Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

O vereador Lucas Kitão (PSL) vê a proposta de remanejamento de 30% do orçamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) enviada pelo Paço Municipal à Câmara Municipal como controle excessivo de prefeito Iris Rezende (MDB) nos investimentos municipais. Ele propõe uma diminuição do percentual de remanejamento próximo aos 5%.

Segundo Kitão, o percentual mais baixo foi avaliado pelo Tribunal de Contas dos Municípios como razoável, pois o prefeito não fica engessado para fazer o controle de gastos de manutenção e servidores, mas sempre que tiver que fazer maiores investimentos terá que pedir autorização da Câmara. “Assim, a sociedade vai ter a opção de participar e opinar”, acredita.

O orçamento enviado pelo Paço à Câmara Municipal prevê mais de R$ 6 bilhões, com remanejamento de 30%. A ideia de Kitão é diminuir esse percentual para que a população tenha maior controle nos investimentos do município. “Quanto maior remanejamento, mais liberdade o prefeito tem de investir onde quiser e priorizar o que quiser. Ao meu ver ele tem priorizado obras eleitoreiras, como viadutos, para os carros. Ele tem que priorizar as pessoas. Um limite razoável seria em torno dos 5% ou 7%”, avalia.

Emendas

Kitão ainda diz que o prazo para os vereadores proporem emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) está correndo e que é preciso estar atento ao que ele chama de “falta de planejamento e irresponsabilidade” da prefeitura em assumir obras viárias sem ter os recursos garantidos.

“Preocupa-me muito a prefeitura ter aberto tantas obras na cidade sem a garantia do recurso. O empréstimo com a Caixa Econômica Federal ainda não saiu. Então a prefeitura vai ter fazer um remold no projeto caso não tenha o empréstimo para não deixar o cidadão na mão e o trânsito parado”, alerta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.