Câmara leva às escolas goianas livro de quadrinho sobre Lei Maria da Penha

18 abril 2022 às 08h09

COMPARTILHAR
Cinco mil exemplares serão distribuídos de forma gratuita nas escolas municipais em diversas cidades do estado; livro traz a própria Maria da Penha narrando sobre a violência doméstica praticada pelo marido contra ela, em 1983
Um livro de quadrinhos sobre a Lei Maria da Penha será lançado nesta segunda-feira, 18, às 9 horas no auditório Carlos Eurico da Câmara Municipal de Goiânia. Com autoria da historiadora Manoela Barbosa, o projeto é uma parceria entre a vereadora Aava Santiago (PSDB) e a Ouvidoria da Mulher da capital goiana. O objetivo principal do livro é abordar diferentes versões da história sobre violência doméstica compatível para o público infantil e em Braile.
Com isso, cinco mil exemplares serão distribuídos de forma gratuita nas escolas municipais em diversas cidades do estado. Desses, 100 terão a versão em braile. O texto, em formato de história em quadrinhos, pretende conscientizar crianças, de 7 a 12 anos de idade, na fase da alfabetização sobre o combate à violência contra a mulher. Além de orientar para que as crianças possam identificar este crime dentro de casa, como também ampliar o alcance das garantias da Lei Maria da Penha e suas formas de denúncia. Depois da estreia em Goiás, o objetivo será lançar o livro em todo país.
A versão do projeto em braile amplia o acesso dessas informações para deficientes visuais. Segundo a assistente de produção da Escambau Produções, Victoria Melo, o Braile é o código universal da linguagem escrita dos deficientes visuais, o que torna essa versão importante para o público. Além disso, o livro também será utilizado como um manual nas salas de aula. “Para contribuir ainda mais com a didática nas escolas, criamos um manual para orientar os professores na condução das atividades com as crianças. É uma forma de trabalhar o que foi assimilado sobre o livro dentro da sala de aula”, informou a assistente.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), só entre janeiro e setembro de 2021, o estado registrou 28.232 ocorrências de violência contra a mulher. Os casos de feminicídio aumentaram 23% em Goiás de 2020 para o ano passado, sendo o único crime que teve crescimento no estado. Com isso, o livro traz a própria Maria da Penha narrando sobre a violência doméstica praticada pelo marido contra ela, em 1983, e os desdobramentos históricos em decorrência dos crimes.
A data escolhida para o lançamento também é simbólica, já que no dia 18 é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil. A Ouvidora da Mulher da Câmara, vereadora Aava Santiago (PSDB), disse que recebeu com muito entusiasmo a proposta de apoiar o projeto, em função do trabalho de promoção da educação em gênero direitos desenvolvido por ela, que também é presidenta das Comissões de Educação e Direitos Humanos, em parceria com a Ouvidoria da Mulher e a Escola do Legislativo da Câmara.
“É fundamental que a estrutura abrace iniciativas que promovam o acesso ao conhecimento e aos direitos. E, neste caso, um projeto inédito que tem potencial para salvar vidas de mulheres, porque vai ajudá-las a saber onde procurar ajuda diante da violência. Desde que assumimos a coordenação da ouvidoria, todos os nossos esforços têm sido nesse sentido”, explicou a vereadora.
A solenidade vai contar com a presença ex-vereadora por Goiânia Dra Cristina, vítima de violência pelo ex-marido; da delegada da Delegacia da Mulher (DEAM), Ana Scarpelli; da diretora do Centro Brasileiro de Reabilitação e apoio ao Deficiente Visual (Cebrav), professora Leda; e da deputada estadual Adriana Accorci (PT), que trará mensagem em vídeo.
