Lista de propostas de Goiânia para o PAC tem mais de 40 obras e orçamento de R$ 1, 3 bilhão
13 março 2024 às 19h08
COMPARTILHAR
A lista de propostas de Goiânia para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem 43 obras prioritárias. O total do investimento que a Prefeitura está pleiteando ainda não está 100% definido, tendo em vista que metade das obras ainda não tiveram o valor estimados.
A reportagem do Jornal Opção teve acesso com exclusividade a lista que inclui a criação de escolas em tempo integral, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde; Unidades Odontológicas Móveis; obras de mobilidade urbana sustentável, além de obras de drenagem. O valor total das propostas apresentadas é de R$ 1.334.658.392,32. Todas as propostas foram enviadas para análise.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), se reuniu nesta quarta-feira, 13, com o secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, Olavo Noleto, para fazer a abertura política da inclusão das obras no programa.
O secretário de Governo de Goiânia, Jovair Arantes (Republicanos), participou da reunião e disse, ao Jornal Opção, disse que o rol de obras é muito grande, mas destacou a drenagem na região da Avenida Goiás Norte e a construção do Anel Viário da BR-153. “Nós vamos esperar para afunilar, são vários projetos. Mas quando o governo abre para fazer proposta, você pede como pede a Deus”, disse o secretário que ainda destacou que boa parte das obras sejam incluídas no programa.
Olavo Noleto disse ao Jornal Opção que o prefeito pediu apoio para a inclusão das obras no programa e que o Governo Federal trata com muito zelo o pedido dos prefeitos. “Ele trouxe uma lista de obras do PAC que ele está disputando nas seleções que ainda virão…tudo que for possível ajudar, o governo federal vai ajudar”.
Destacam-se também obras como a canalização do córrego Cascavel, a construção do anel viário contorno sudoeste, a pavimentação e drenagem de diversas avenidas e bairros, a ampliação da rede de drenagem em pontos de alagamento, a implantação do corredor preferencial do transporte coletivo e projetos de urbanização em áreas vulneráveis a desastres.
Técnicos devem se reunir na segunda
Agora, o trabalho de avaliação de viabilidade será dos corpos técnicos da prefeitura e do Governo Federal. Um novo encontro está marcado para a segunda-feira, 18.
Questionado sobre o empréstimo para a capital, Jovair disse que a pauta está vencida e que todo processo agora será tratado pela Secretaria de Tesouro Nacional (STN), pelo Banco do Brasil e pela equipe da Secretaria de Finanças.
Confira todas as obras propostas
Leia também:
PAC Seleções: Goiás vai receber 260 obras e equipamentos
De 13 projetos cadastrados, Goiás tem 11 aprovados no novo PAC para a Cultura