Lissauer elogia ações do governo de Goiás na Educação

Em evento, foi lançado o Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada, o AlfaMais Goiás, e o projeto Reformar Mais

Lançamento do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada, o AlfaMais Goiás, e do projeto Reformar Mais, na sede da Seduc, foi realizado nesta segunda-feira, 14. Ambos aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, os programas visam reduzir os índices de alfabetização incompleta e destinar recursos para obras de infraestrutura das unidades escolares municipais do estado.

No local, além do governador Ronaldo Caiado (DEM), estiveram presentes o presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSB), a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, deputados estaduais e demais autoridades. Para Lissauer, as iniciativas serão cruciais para melhorar o sistema educacional goiano.

Os programas têm previsão de iniciarem no início do ano letivo de 2022. As ações do AlfaMais Goiás As ações do projeto serão desenvolvidas em regime de cooperação entre Estado e municípios, com a intenção de garantir a alfabetização das crianças na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental. Já o Reformar Mais busca destinar recursos para mais de 100 prefeituras em todo o Estado, com um montante de R$ 150 mil, para melhorar a infraestrutura das unidades escolares municipais. A ação é regulamentada pela Lei do Fundo Estadual de Educação Infantil (lei nº19.895).

“O governo de Goiás vem dando verdadeira aula de como investir com qualidade na educação. Praticamente 99,9% dos municípios já aderiram ao programa AlfaMais. Isso, sim, é visão de gestão pública, primeiramente de parcerias, mas para beneficiar a educação em Goiás. Prefeitos e prefeitas deram um passo importante para atingir os índices e as metas importantes na alfabetização. Além disso, também estamos repassando recursos para a reforma das escolas, melhorando, assim, a infraestrutura das unidades e contribuindo com os anseios de toda a comunidade escolar do nosso estado”, ressaltou Lissauer Vieira.

Já Ronaldo Caiado pontuou que a intenção é democratizar a educação em Goiás. “Nós vamos fazer um dos maiores projetos de educação do País.  O objetivo destes programas é todos nós assumirmos uma boa qualidade de Educação, darmos apoio também às localidades com maior carência para que todos tenhamos um padrão, sem que haja exclusão pela convivência de jovens de localidades mais carentes em detrimento daqueles que estão em municípios que são mais ricos”, explicou Caiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.