Líder do PMDB diz que já tem votos para fechar questão pela reforma da Previdência

05 dezembro 2017 às 13h18

COMPARTILHAR
Deputado Baleia Rossi encaminhou pedido para que a executiva nacional delibere punições para quem votar contra a reforma do governo Temer

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Baleia Rossi (SP), afirmou nesta terça-feira (5/12) que a sigla já tem maioria para aprovar fechamento de questão a favor da reforma da Previdência.
[relacionadas artigos=”111302″]
Quando um partido fecha questão, os parlamentares que não acompanham a decisão da executiva podem ter penalidades, como suspensão de atividades partidárias ou até mesmo expulsão da legenda.
A decisão deve ser tomada em reunião da executiva nacional do partido, ainda a ser marcada pelo presidente da sigla, senador Romero Jucá (RR). A expectativa é de que a cúpula se reúna até a próxima quinta-feira (7/12).
O partido do presidente Michel Temer é também a maior bancada da Câmara, com 60 deputados. Segundo o líder Baleia Rossi, a maioria já sinalizou que é a favor das alterações na aposentadoria e, por isso, encaminhou pedido à executiva para fechar questão. “A bancada vai encaminhar. Agora é só a executiva deliberar”, disse. “Acredito que o PMDB já tem maioria para a executiva deliberar sobre o fechamento”, completou.
A proposta de emenda constitucional (PEC) que trata da reforma da Previdência aguarda análise do plenário da Câmara desde maio e ainda não foi votada devido à dificuldade da base governista em reunir o número mínimo de votos necessários para aprovação. Em Goiás, por exemplo, os dois deputados do PMDB, Daniel Vilela e Pedro Chaves, se posicionam contra a PEC da Previdência.
Para ser aprovada, a reforma precisa de pelo menos 308 votos do total de 513 deputados, em dois turnos de votação, tanto na Câmara, antes de ser encaminhada ao Senado, onde também passará por duas votações.