Líder do PMDB diz que já tem votos para fechar questão pela reforma da Previdência

Deputado Baleia Rossi encaminhou pedido para que a executiva nacional delibere punições para quem votar contra a reforma do governo Temer

Líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP) | Foto: Agência Câmara

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Baleia Rossi (SP), afirmou nesta terça-feira (5/12) que a sigla já tem maioria para aprovar fechamento de questão a favor da reforma da Previdência.

Quando um partido fecha questão, os parlamentares que não acompanham a decisão da executiva podem ter penalidades, como suspensão de atividades partidárias ou até mesmo expulsão da legenda.

A decisão deve ser tomada em reunião da executiva nacional do partido, ainda a ser marcada pelo presidente da sigla, senador Romero Jucá (RR). A expectativa é de que a cúpula se reúna até a próxima quinta-feira (7/12).

O partido do presidente Michel Temer é também a maior bancada da Câmara, com 60 deputados. Segundo o líder Baleia Rossi, a maioria já sinalizou que é a favor das alterações na aposentadoria e, por isso, encaminhou pedido à executiva para fechar questão. “A bancada vai encaminhar. Agora é só a executiva deliberar”, disse. “Acredito que o PMDB já tem maioria para a executiva deliberar sobre o fechamento”, completou.

A proposta de emenda constitucional (PEC) que trata da reforma da Previdência aguarda análise do plenário da Câmara desde maio e ainda não foi votada devido à dificuldade da base governista em reunir o número mínimo de votos necessários para aprovação. Em Goiás, por exemplo, os dois deputados do PMDB, Daniel Vilela e Pedro Chaves, se posicionam contra a PEC da Previdência.

Para ser aprovada, a reforma precisa de pelo menos 308 votos do total de 513 deputados, em dois turnos de votação, tanto na Câmara, antes de ser encaminhada ao Senado, onde também passará por duas votações.

2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cttulino Agiuiar Cunha

Estes vermes que do congresso vivem a contaminar a nação brasileira e muito em breve, talvez, eles terão uma respostas dentro das devidas medidas, por vinda do povo; provavelmente até suas quintas gerações se ressentirão disto!

Cttulino Agiuiar Cunha

Imaginem só os tipos que comandam estas alterações na constituição elaborada por proeminências do nível de Ulisses Guimarães!: Pombos sujos do quilate de Romero Jucá e outros tantos iguais, amoitados no PSDB!