Liberada consulta a bolsas do ProUni pelo Ministério da Educação
18 janeiro 2016 às 17h38

COMPARTILHAR
Vagas disponíveis para a primeira edição de 2016 do programa já podem ser verificadas pela internet

As primeiras bolsas de estudos disponíveis na primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2016 já podem ser consultadas pela internet. O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta segunda-feira (18/1) a verificação das vagas para os estudantes.
As inscrições no ProUni começam na terça-feira (19) e vão até as 23h59 de sexta-feira (22). É preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e ter conseguido um mínimo de 450 pontos na média das notas. O aluno também não pode ter zerado a prova de redação.
As vagas só valem para estudantes que não têm diploma no ensino superior.
Alunos brasileiros pertencentes a famílias de baixa renda têm direito a disputar as bolsas de estudos oferecidas pelo ProUni com benefícios integrais e parciais, de 50% do valor da mensalidade. Quem fez ensino médio em escolas públicas ou como bolsista em colégios particulares pode concorrer às vagas do programa.
O ProUni também aceita a participação de pessoas com deficiência e professores da rede pública que exercem a profissão.
Bolsas
A bolsa integral pode ser disputada por candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo mensal. Já as parciais podem ser destinadas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
Professores da rede pública concorrem a bolsas exclusivas nos cursos de licenciatura. O resultado da primeira chamada do programa está previsto para ser divulgado em 25 de janeiro. A segunda chamada do ProUni acontece no dia 12 de fevereiro. (Com informações da Agência Brasil)